DESAFIOS NA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Resumen
A organização e consolidação das políticas públicas de saúde no Brasil, se deu a partir da criação do Programa de Saúde da Família, o qual possibilitou a integração da epidemiologia, do planejamento e da organização dos serviços de saúde. Esse novo modelo de assistência, fortaleceu o papel do enfermeiro enquanto líder dentro da equipe, o que trouxe também, desafios a esses profissionais no desempenho dessa função. Pois, o bom desempenho da função de gestor está ligado a questões administrativas, e a processos defasados e politizados o que pode interferir diretamente na qualidade da assistência prestada aos usuários, bem como no bom desempenho das funções e na satisfação dos trabalhadores dentro da equipe. O objetivo dessa pesquisa é compreender a visão dos enfermeiros sobre as dificuldades em gerenciar as unidades de saúde da família, sob a perspectiva de apontar soluções através do desenvolvimento de um produto que possa aprimorar suas competências na área. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais coordenadores das unidades de saúde da família geridas pela Fundação de Saúde de um município localizado da região metropolitana de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, e os dados serão analisados através da técnica de análise de dados.
Palavras-chave: Liderança. Enfermagem. Saúde da Família. Gestão em Saúde.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).