GRUPOS FOCAIS COMO DISPOSITIVOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS DE TRABALHO EM UM SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA

Authors

Abstract

A utilização de grupos focais (GF), como estratégia de pesquisa, potencializa o protagonismo dos participantes na medida em que dialogam e constroem coletivamente os resultados desta, implicando-se diretamente com reflexões e mudanças em seus processos de trabalho. Objetiva-se refletir sobre a relevância dos GF enquanto produto e, ao mesmo tempo, processo, pois configura-se dispositivo de Educação Permanente em Saúde (EPS), visando o empoderamento e protagonismo de trabalhadores de um serviço de reabilitação física. Trata-se de um dos 5 eixos da pesquisa-ação “Implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF): estudo em um Serviço Especializado em Reabilitação Física de Referência Regional do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob nº 4.446.238. Foram realizados dois GF para problematização da realidade e identificação das necessidades dos trabalhadores e do serviço para a implementação da CIF, com presença de 11 e 7 participantes, respectivamente. Estão previstos outros GF para explorar os problemas elencados a fim de minimizá-los. Através da construção coletiva de conhecimento é possível percorrer uma via de mão dupla, já que tanto a técnica de GF como a EPS favorecem aos pesquisadores uma aproximação fidedigna diante da experiência dos profissionais e concomitantemente, contribui para os participantes pensarem e construírem as suas práticas de trabalho, com o objetivo de sustentar a implementação da CIF, de modo contextual, crítico e reflexivo.

Palavras-chave: Educação Permanente. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Grupos Focais.

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Author Biographies

Camila Dubow, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduação em Fisioterapia pela UFSM (2008) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) pela UNISC. Atua como Docente do Departamento de Ciências da Saúde da UNISC e como Especialista em Saúde/Fisioterapeuta na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul

Ana Gabriela Sausen, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Acadêmica de Graduação em Enfermagem (UNISC) e bolsista voluntária do Programa UNISC de Iniciação Científica

Guilherme Mocelin, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduado em Enfermagem pela UNISC (2020), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) pela UNISC

Morgana Pappen, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduada em Enfermagem pela UNISC, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) pela UNISC

Paula Lopes Gomide, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) pela UNISC e coordenadora da Ênfase de Vigilância em Saúde, da Residência Integrada em Saúde, da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul

Lucas Fischer, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduando em Odontologia pela UNISC e bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq

Henrique Ziembowicz, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduando em Medicina pela UNISC e bolsista de iniciação tecnológica PIBITI/CNPq

Gabriele Zawacki Milagres, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Bacharela em Enfermagem (2017) pela UCPEL, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) pela UNISC

Luci Helen Alvez, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduanda em Psicologia pela UNISC e bolsista de iniciação científica PPSUS - CNPq/FAPERGS

Suzane Beatriz Frantz Krug, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia (UFSM), doutorado em Serviço Social (PUC/RS). Atualmente é professora adjunta e Chefe do Departamento de Ciências da Saúde da UNISC, docente de cursos de graduação da saúde e do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da UNISC

Published

2022-11-14

How to Cite

DUBOW, C.; SAUSEN, A. G.; MOCELIN, G.; PAPPEN, M.; GOMIDE, P. L.; FISCHER, L.; ZIEMBOWICZ, H.; MILAGRES, G. Z.; ALVEZ, L. H.; KRUG, S. B. F. GRUPOS FOCAIS COMO DISPOSITIVOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS DE TRABALHO EM UM SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA. Saberes Plurais, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 68, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122632. Acesso em: 21 may. 2025.

Issue

Section

Annals - II Exhibition of Technical Education Projects and Products in the SUS