Navegar com arte, saúde e educação: ventos que movem o projeto geringonça

Autores

  • Daniele Noal Gai Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Victória Jantsch Kroth Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Andressa Girotto Camilotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i2.85499

Resumo

Navegar desde a escola de assentamento da reforma agrária ao centro de atenção psicossocial: espaços que perambulamos com nossa Geringonça e nosso modo de ser Geringa. O que pensamos em educação está longe dos manuais tradicionais e/ou ortopédicos da saúde. O que inventamos para navegar e para agir em espaços diversos (e em meio a divergência, inclusive) de educação e de saúde, está distante da saúde que diagnostica afirmando incapacidades, faltas, defeitos, impossibilidades e limites. Desde a universidade à comunidade almejamos produzir encontros alegres e potencializadores de vida (aprendizagens e saúdes). Neste ensaio fotocartográfico mostramos percursos coletivos singulares em um Projeto que circula pela educação e pela saúde, e que afirma as pedagogias da diferença e a ecologia da vida. Projeto que se inscreve nas vidas de seus participantes, e uma vez participantes, autores escreventes: crianças com e sem deficiência, adultos em processo de graduação ou pós-graduação, usuários de saúde mental. Trata-se de uma pesquisa cartográfica. O que afirmamos na universidade diz respeito à multiplicidade e à composição, sendo inseparável – ao nosso modo e nosso fazer –, o ensino, a extensão e a pesquisa. Concluímos sugerindo que façamos com singeleza exercícios de pesquisa (ensino e extensão): geringonça, multiprofissional, entre-filosofias, com-pedagogias, na diferença diferindo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Noal Gai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Adjunta do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de pós-graduação em Ensino na Saúde. Coordenadora-autora do Projeto Geringonça [Pedagogias da diferença. Ecologias da vida. Sustentabilidade].

Victória Jantsch Kroth, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante estagiária do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Participante-autora do Projeto Geringonça [Pedagogias da diferença. Ecologias da vida. Sustentabilidade].

 

Andressa Girotto Camilotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Andressa Girotto Camilotti

Estudante estagiária do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Participante-autora do Projeto Geringonça [Pedagogias da diferença. Ecologias da vida. Sustentabilidade].

 

Referências

DELIGNY, F. O aracniano e outros textos. São Paulo: N1-edições, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

_____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

MATURANA, H; VARELA, F. De máquinas e seres vivos: autopoiese - a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MELLO, L. C. Nise da Silveira. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.

NEGRI, A.; HARDT, M. Declaração: isto não é um manifesto. São Paulo: N1-edições, 2016.

ONFRAY, M. Contra-história da filosofia: os libertinos barrocos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

PROJETO GERINGONÇA. Memórias do Projeto Geringonça. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2018.

SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

VALENÇA, F.; CARBONAI, D. Novos atores em movimento: o veganismo como prática política. Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciapolitica/files/2014/06/veganismotrabalho.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2018.

VALEK, A. Sejamos todos feministas, 2014. Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1TnB2huuOa6Y-cOLJQkAmwIsoPlABcursrfbGQwCDvfI/edit?usp=sharing>. Acesso em: 27 jul. 2018.

Referência fílmica

Nise: O coração da loucura. Direção: Roberto Berliner; 1h46min. Brasil, 2016.

Nise da Silveira. Posfácio: imagens do inconsciente. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EDg0zjMe4nA&t=12s>. Acesso em: 31 jul. 2018.

Nise da Silveira, uma vida uma obra. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_lEGW5HITd0>. Acesso em: 31 jul. 2018.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

GAI, D. N.; KROTH, V. J.; CAMILOTTI, A. G. Navegar com arte, saúde e educação: ventos que movem o projeto geringonça. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 70–81, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i2.85499. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/85499. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios e debates