AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DAS PROFISSÕES DA SAÚDE SOB A ÓTICA DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+

Autores

  • Géssica Sá Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0009-0009-9664-8808
  • Angelica Cerveira de Baumont Hospital Moinhos de Vento (HMV). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) https://orcid.org/0000-0002-9477-8790

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v9i1.146067

Palavras-chave:

Minorias Sexuais e de Gênero, Política de Educação Superior, Currículo, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Resumo

Introdução: A situação de atenção em saúde com a população LGBTQIAPN+ ainda é um tema que necessita ser amplamente discutido. O desconhecimento dos/das profissionais da área da saúde sobre as especificidades dessa população evidenciam lacunas em sua formação profissional. Objetivo: Analisar o conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 12 cursos da área da saúde, na perspectiva da Política Nacional de Saúde da População LGBTQIAPN+ brasileira. Metodologia: Pesquisa documental, de abordagem qualitativa. Os documentos foram examinados utilizando a abordagem da análise temática. Foi utilizada primeiramente uma abordagem indutiva para analisar a Política Nacional de Saúde LGBTQIAPN+, identificando os principais temas e subtemas abordados neste documento. Em seguida, foram examinados o conteúdo das DCNs dos cursos da saúde com abordagem dedutiva, utilizando os temas e subtemas previamente definidos. Resultados: Os achados demonstraram que somente as DCNs dos cursos de Farmácia e Medicina trazem as questões de identidade de gênero e diversidade sexual, fazendo-se necessária a formulação de novas diretrizes para os demais cursos da saúde, voltadas à formação de profissionais qualificados para o atendimento da população LGBTQIAPN+ e de suas demandas específicas. Conclusão: A Política Nacional de Saúde LGBTQIAPN+ trouxe avanços importantes nas DCNs reformuladas após sua publicação, devendo embasar a reformulação das Diretrizes dos demais cursos da área da saúde. Este movimento é fundamental para qualificar os profissionais da saúde para compreender a população LGBTQIAPN+ e atender suas demandas negligenciadas.

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Biografia do Autor

Géssica Sá Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Farmácia. Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil

Angelica Cerveira de Baumont, Hospital Moinhos de Vento (HMV). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS). Hospital Moinhos de Vento (HMV), Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Brasil

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

OLIVEIRA, G. S.; BAUMONT, A. C. de. AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DAS PROFISSÕES DA SAÚDE SOB A ÓTICA DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e146067, 2025. DOI: 10.54909/sp.v9i1.146067. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/146067. Acesso em: 25 jun. 2025.