AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DAS PROFISSÕES DA SAÚDE SOB A ÓTICA DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v9i1.146067Palavras-chave:
Minorias Sexuais e de Gênero, Política de Educação Superior, Currículo, Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeResumo
Introdução: A situação de atenção em saúde com a população LGBTQIAPN+ ainda é um tema que necessita ser amplamente discutido. O desconhecimento dos/das profissionais da área da saúde sobre as especificidades dessa população evidenciam lacunas em sua formação profissional. Objetivo: Analisar o conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 12 cursos da área da saúde, na perspectiva da Política Nacional de Saúde da População LGBTQIAPN+ brasileira. Metodologia: Pesquisa documental, de abordagem qualitativa. Os documentos foram examinados utilizando a abordagem da análise temática. Foi utilizada primeiramente uma abordagem indutiva para analisar a Política Nacional de Saúde LGBTQIAPN+, identificando os principais temas e subtemas abordados neste documento. Em seguida, foram examinados o conteúdo das DCNs dos cursos da saúde com abordagem dedutiva, utilizando os temas e subtemas previamente definidos. Resultados: Os achados demonstraram que somente as DCNs dos cursos de Farmácia e Medicina trazem as questões de identidade de gênero e diversidade sexual, fazendo-se necessária a formulação de novas diretrizes para os demais cursos da saúde, voltadas à formação de profissionais qualificados para o atendimento da população LGBTQIAPN+ e de suas demandas específicas. Conclusão: A Política Nacional de Saúde LGBTQIAPN+ trouxe avanços importantes nas DCNs reformuladas após sua publicação, devendo embasar a reformulação das Diretrizes dos demais cursos da área da saúde. Este movimento é fundamental para qualificar os profissionais da saúde para compreender a população LGBTQIAPN+ e atender suas demandas negligenciadas.
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