APTIDÃO FÍSICA E ESTÁGIOS DE MUDANÇA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS CHILENOS PÓS-PANDEMIA DE COVID-19

UM ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v9i1.144822

Palavras-chave:

Aptidão Física, Modelo Transteórico, Comportamento sedentário, Estudantes, Chile

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar a aptidão física e os estágios de tendência à atividade física em estudantes universitários chilenos, após a pandemia de COVID-19, considerando fatores associados à atividade física e ao comportamento sedentário. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo de corte transversal, com uma amostra de 85 estudantes, com idade média de 21,59 ± 2,11 anos. A aptidão física foi avaliada por meio de quatro testes (TC6M, Abdominais 1', Flexo-extensão de braços 30'' e Salto horizontal), enquanto o nível de atividade física foi determinado pelo questionário IPAQ-SF. Além disso, utilizou-se um questionário para identificar os estágios de tendência à atividade física. Resultados: Os resultados mostraram que 48,2% dos participantes apresentaram capacidade aeróbica de boa a excelente; a prevalência de inatividade física foi de 30,6% e de comportamento sedentário de 63,5%. Quanto aos estágios de tendência à atividade física, 51,6% estavam na fase de ação e manutenção. Conclusão: Este estudo identificou os níveis de aptidão física e os estágios de mudança em estudantes universitários chilenos após a pandemia de COVID-19, destacando que mais da metade está nas fases de ação e manutenção, embora o comportamento sedentário continue alto (63,5%). Foram observadas diferenças na aptidão física entre os sexos, com maior prevalência de obesidade e risco cardiovascular em mulheres. Esses achados reforçam a necessidade de estratégias universitárias para promover a atividade física e reduzir os fatores de risco associados ao sedentarismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Faúndez-Casanova, Universidad Católica del Maule

Doutorando em Educação Física. Universidad Católica del Maule, Talca, Chile

Jaime Vázquez-Gómez, Universidad Católica del Maule

Doutor em Ciencias da Atividade Fisica Universidad Catolica del Maule, Talca Chile

Marcelo Castillo-Retamal, Universidad Católica del Maule

Doutor em Esporte, Exercício e Saúde. Departamento de Ciencias de la Activdad Física, Universidad Católica del Maule, Talca, Chile

Franklin Castillo-Retamal, Universidad Católica del Maule

Doutro em Educacao Física. Departamento de Ciencias de la Activdad Física, Universidad Católica del Maule, Talca, Chile

Ricardo Souza de Carvalho, Universidad Católica del Maule

 Doutor em Educação. Departamento de Ciencias de la Activdad Física, Universidad Católica del Maule, Talca, Chile

Victor Contreras-Mellado, Universidad de Talca

Mestre em Ciencias da Atividade Física. Universidad de Talca, Chile

Cristian Santos Santana, Universidad de Talca

Mestre em Ciencias da Atividade Física. Universidad de Talca, Chile

Downloads

Publicado

2025-04-16

Como Citar

FAÚNDEZ-CASANOVA, C.; VÁZQUEZ-GÓMEZ, J.; CASTILLO-RETAMAL, M.; CASTILLO-RETAMAL, F.; SOUZA DE CARVALHO, R.; CONTRERAS-MELLADO, V.; SANTANA, C. S. APTIDÃO FÍSICA E ESTÁGIOS DE MUDANÇA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS CHILENOS PÓS-PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO TRANSVERSAL. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e144822, 2025. DOI: 10.54909/sp.v9i1.144822. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/144822. Acesso em: 27 abr. 2025.