APTIDÃO FÍSICA E ESTÁGIOS DE MUDANÇA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS CHILENOS PÓS-PANDEMIA DE COVID-19
UM ESTUDO TRANSVERSAL
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v9i1.144822Palavras-chave:
Aptidão Física, Modelo Transteórico, Comportamento sedentário, Estudantes, ChileResumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar a aptidão física e os estágios de tendência à atividade física em estudantes universitários chilenos, após a pandemia de COVID-19, considerando fatores associados à atividade física e ao comportamento sedentário. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo de corte transversal, com uma amostra de 85 estudantes, com idade média de 21,59 ± 2,11 anos. A aptidão física foi avaliada por meio de quatro testes (TC6M, Abdominais 1', Flexo-extensão de braços 30'' e Salto horizontal), enquanto o nível de atividade física foi determinado pelo questionário IPAQ-SF. Além disso, utilizou-se um questionário para identificar os estágios de tendência à atividade física. Resultados: Os resultados mostraram que 48,2% dos participantes apresentaram capacidade aeróbica de boa a excelente; a prevalência de inatividade física foi de 30,6% e de comportamento sedentário de 63,5%. Quanto aos estágios de tendência à atividade física, 51,6% estavam na fase de ação e manutenção. Conclusão: Este estudo identificou os níveis de aptidão física e os estágios de mudança em estudantes universitários chilenos após a pandemia de COVID-19, destacando que mais da metade está nas fases de ação e manutenção, embora o comportamento sedentário continue alto (63,5%). Foram observadas diferenças na aptidão física entre os sexos, com maior prevalência de obesidade e risco cardiovascular em mulheres. Esses achados reforçam a necessidade de estratégias universitárias para promover a atividade física e reduzir os fatores de risco associados ao sedentarismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).