METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE
REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v8i1.136954Palavras-chave:
Ensino, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Capacitação em Serviço, Pessoal da saúdeResumo
Objetivo: Analisar a produção científica sobre o uso de metodologias de ensino na formação de profissionais da saúde. Metodologia: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Education Resources Information Center (ERIC), entre setembro e outubro de 2023, com a utilização da estratégia PICo. A busca ocorreu por meio da combinação (operador booleano AND) de termos indexados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e não indexados. Foram incluídos artigos originais, reflexivos, revisões de literatura e relatos de experiência, disponíveis na íntegra, publicados de 2012 a 2022, em inglês/português/espanhol, e que respondessem à questão/objetivo do estudo. Trabalhos acadêmicos, resumos/artigos publicados em anais de eventos, cartas, editoriais e artigos duplicados foram excluídos. As variáveis analisadas foram título, autor(es)/ano, objetivo, metodologia e conclusão dos artigos selecionados. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada. Resultados: 2000 publicações foram identificadas. Após a seleção, 49 artigos foram rastreados pelos títulos, resumos, metodologias e 12 artigos foram incluídos no estudo. Os achados mostraram que a formação dos profissionais da saúde tem dialogado com metodologias ativas de ensino-aprendizagem que contemplam a Metodologia da Problematização tendo como referência o Método do Arco de Maguerez, da Aprendizagem Baseada em Problemas – Problem-based Learning (PBL), da Aprendizagem Baseada em Equipes – Team-Based-Learning (TBL), além da Simulação Realística, Aprendizagem Baseada em Projetos, Instrução por Pares, Sala de Aula Invertida e Simulação Clínica e Realista. Conclusão: Metodologias ativas na educação de profissionais da saúde estão relacionadas com o desenvolvimento da criatividade e da autonomia do educando na resolução de problemas. Além disso, estimulam a reflexão sobre o aprendizado e qualificam o trabalho em equipe pela compreensão da importância da interdisciplinaridade e da interprofissionalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).