METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v8i1.136954

Palavras-chave:

Ensino, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Capacitação em Serviço, Pessoal da saúde

Resumo

Objetivo: Analisar a produção científica sobre o uso de metodologias de ensino na formação de profissionais da saúde. Metodologia: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Education Resources Information Center (ERIC), entre setembro e outubro de 2023, com a utilização da estratégia PICo. A busca ocorreu por meio da combinação (operador booleano AND) de termos indexados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e não indexados. Foram incluídos artigos originais, reflexivos, revisões de literatura e relatos de experiência, disponíveis na íntegra, publicados de 2012 a 2022, em inglês/português/espanhol, e que respondessem à questão/objetivo do estudo. Trabalhos acadêmicos, resumos/artigos publicados em anais de eventos, cartas, editoriais e artigos duplicados foram excluídos. As variáveis analisadas foram título, autor(es)/ano, objetivo, metodologia e conclusão dos artigos selecionados. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada. Resultados: 2000 publicações foram identificadas. Após a seleção, 49 artigos foram rastreados pelos títulos, resumos, metodologias e 12 artigos foram incluídos no estudo. Os achados mostraram que a formação dos profissionais da saúde tem dialogado com metodologias ativas de ensino-aprendizagem que contemplam a Metodologia da Problematização tendo como referência o Método do Arco de Maguerez, da Aprendizagem Baseada em Problemas – Problem-based Learning (PBL), da Aprendizagem Baseada em Equipes – Team-Based-Learning (TBL), além da Simulação Realística, Aprendizagem Baseada em Projetos, Instrução por Pares, Sala de Aula Invertida e Simulação Clínica e Realista. Conclusão: Metodologias ativas na educação de profissionais da saúde estão relacionadas com o desenvolvimento da criatividade e da autonomia do educando na resolução de problemas. Além disso, estimulam a reflexão sobre o aprendizado e qualificam o trabalho em equipe pela compreensão da importância da interdisciplinaridade e da interprofissionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuella Matos de Azevedo, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestranda em Ensino em Saúde na Amazônia, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Brasil

Elen Luce Marçal Elmescany da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestranda em Ensino em Saúde na Amazônia, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Brasil

Larissa Lima Monteiro da Silva, Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ)

Especialista em Gestão e Auditoria dos Serviços de saúde pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ), Belém, Brasil

Letícia Caroline da Cruz Paula, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Especialista em Hematologia e Hemoterapia - modalidade Residência, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Brasil

Letícia Nóbrega Guimarães, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Patologia das Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Brasil

Cristina Socorro Mendes dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Especialista em Serviço Social na Gestão das Políticas Sociais, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Brasil

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

AZEVEDO, M. M. de; SILVA, E. L. M. E. da; SILVA, L. L. M. da; PAULA, L. C. da C.; GUIMARÃES, L. N.; SANTOS, C. S. M. dos. METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e136954 , 2024. DOI: 10.54909/sp.v8i1.136954. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/136954. Acesso em: 2 maio. 2025.