RELATO DE UM ESTUDO PILOTO SOBRE COMUNICAÇÃO EM SEXUALIDADE COM PAIS DE ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v7i2.133414Palavras-chave:
Pesquisa Qualitativa, Comunicação, SexualidadeResumo
O estudo piloto é uma etapa necessária do trabalho científico, visa testar métodos, procedimentos e instrumentos antes da coleta definitiva dos dados. Esse artigo tem o objetivo de descrever a utilização de um estudo piloto aplicado em uma pesquisa qualitativa sobre a comunicação em sexualidade com pais de adolescentes com transtorno de espectro autista. Trata-se de estudo descritivo sobre realização de estudo piloto na fase exploratória de pesquisa de natureza interventiva educacional do tipo pesquisa-ação. O piloto avaliou questões elaboradas na entrevista semiestruturada para identificar problemas de comunicação sobre a sexualidade que os pais têm com seus filhos. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Foram entrevistadas duas mães. As perguntas abertas revelaram necessidades de ajustes e foram reformuladas e aumentaram de sete para nove. O estudo piloto demonstrou ser uma técnica indispensável para a elaboração e aplicação que antecede à coleta definitiva de dados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).