CRIANÇAS E ADOLESCENTES VIVENDO EM SITUAÇÃO DE RUA
UM DIÁLOGO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v7i1.128338Palavras-chave:
Crianças e adolescentes, Situação de rua, Políticas públicasResumo
Crianças e adolescentes em situação de rua estão mais propensos a comportamentos de risco e mais vulneráveis a uma série de desfechos negativos para a saúde quando comparados a crianças e adolescentes da população geral. Este ensaio teórico se propôs a refletir sobre as políticas públicas que visam proteger e garantir os direitos de crianças e adolescentes vivendo em situação de rua no Brasil. Nos grandes centros urbanos, episódios flagrantes de violações de direitos humanos envolvendo crianças e adolescentes em situação de rua são recorrentes. O enfraquecimento dos vínculos familiares e comunitários, a proteção inadequada do Estado, a ausência da escola, o trabalho infantil, o envolvimento com o tráfico de drogas e a violência, entre outros elementos, tornam crianças e adolescentes em situação de rua um grupo particularmente suscetível a violações estruturais. Crianças e adolescentes em situação de rua caracterizam uma questão social complexa e delicada, demandando serviços, programas e ações eficazes. Ainda existe uma grande invisibilidade política relacionada a este segmento. E, embora a responsabilidade do estado sobre esta população esteja prevista em uma série de instrumentos legais e planos governamentais, os direitos de crianças e adolescentes em situação de rua exigem aprimoramento, efetivação e monitoramento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).