PROCESSO FORMATIVO EM ENFERMAGEM SOBRE MEDICAMENTOS EM SONDAS ENTERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v7i1.128230

Palavras-chave:

Educação à Distância, Educação em Saúde, Farmacologia, Teoria de enfermagem

Resumo

No decorrer da formação acadêmica e profissional, questões envolvendo a administração de medicamentos merecem atenção diferenciada pela importância e pelos riscos que são gerados. Para a administração de medicamentos em pacientes com sonda enteral, o profissional enfermeiro deve analisar o risco de alteração do princípio ativo do fármaco, o risco de obstrução da sonda e se a velocidade de absorção do fármaco é alterada ou não pela presença da dieta enteral. O objetivo desse artigo foi relatar a experiência do desenvolvimento de curso de educação a distância (EaD), oriundo de um projeto de extensão universitária sobre administração de medicamentos por sondas enterais, aplicando a Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de Enfermagem (TSECE), de Rosalda Paim. O processo formativo do curso contemplou marcos teóricos e conceituais de práticas educativas em saúde e tecnologias educacionais em saúde. O curso ofereceu 30 vagas e teve duração de 45 dias. Foi organizado em quatro módulos de caráter sequencial, incluindo materiais didáticos e audiovisuais, sendo ofertado para uma turma composta por enfermeiros e estudantes de enfermagem. Inscreveram-se 12 participantes, três enfermeiros e nove estudantes de enfermagem. Dos 12 participantes, sete concluíram o curso e cinco evadiram. Aspectos positivos da experiência com o curso EaD foram relatados pelos participantes, como a facilidade de manejo na plataforma Moodle e a disponibilização dos materiais didáticos (manual e materiais bibliográficos complementares) que puderam ser utilizados no campo de trabalho. Sugeriram aprofundar mais o conteúdo de referencial teórico nos vídeos disponibilizados. Cursos na modalidade EaD, que possibilitem o acesso a materiais que facilitem a apropriação de conteúdos e a aprendizagem nos espaços de trabalho, são potentes para o aprimoramento técnico-cientifico para profissionais e estudantes de enfermagem. Estudos complementares são necessários, buscando compreender os motivos de abandono do curso.

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Biografia do Autor

Evellyn Alves Schautz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduando em Enfermagem. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Brasil

 

Rogério Dias Renovato, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Educação. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Brasil

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Publicado

2023-03-04

Como Citar

SCHAUTZ, E. A.; RENOVATO, R. D. PROCESSO FORMATIVO EM ENFERMAGEM SOBRE MEDICAMENTOS EM SONDAS ENTERAIS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e128230, 2023. DOI: 10.54909/sp.v7i1.128230. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128230. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes