AVANÇOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO TÉCNICA DE ENFERMAGEM
REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128211Palavras-chave:
Educação Técnica em Enfermagem, Aprendizagem, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Formação ProfissionalResumo
Este estudo teve por objetivo verificar as evidências científicas sobre os avanços e os desafios na formação do técnico de enfermagem. Como metodologia, utilizou a Revisão Integrativa da Literatura. A busca foi realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientifc Eletronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Web of Science (WOS), SCOPUS e Embase. Foram utilizados os descritores controlados pelo Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings Section (MeSH) e seus entry terms, em português e inglês: ‘Técnicos de Enfermagem’, ‘Assistentes de Enfermagem’, ‘Educação Técnica em Enfermagem’,’Enfermagem’, ‘Ensino’, ‘Formação’. A seleção dos artigos foi apresentada de acordo com o fluxograma PRISMA. Dos 1.505 artigos identificados, 10 foram selecionados para análise. A maioria dos artigos analisados (n=9) foi publicado no Brasil nos últimos dez anos, nos idiomas português, inglês e espanhol e apresentou baixo nível de evidência científica (Grau de Evidência VI – estudos descritivos ou qualitativos únicos). Os resultados destacaram avanços e desafios relacionados às categorias de análise: estratégias de ensino inovadoras, busca por uma formação abrangente e gestão institucional. Os estudos demonstraram que esforços vêm sendo realizados visando a adoção de novas estratégias de ensino-aprendizagem, com vistas à formação de um profissional da saúde mais ativo e participativo e com olhar integral e humanizado do cuidado. Para tanto, o apoio institucional mostra-se como uma condição essencial. Desafios precisam ser superados, destacando-se a integração da teoria com a prática, a formação docente, bem como a melhoria nas condições do trabalho docente.
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