AVANÇOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO TÉCNICA DE ENFERMAGEM

REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128211

Palavras-chave:

Educação Técnica em Enfermagem, Aprendizagem, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Formação Profissional

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar as evidências científicas sobre os avanços e os desafios na formação do técnico de enfermagem. Como metodologia, utilizou a Revisão Integrativa da Literatura. A busca foi realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientifc Eletronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Web of Science (WOS), SCOPUS e Embase. Foram utilizados os descritores controlados pelo Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings Section (MeSH) e seus entry terms, em português e inglês: ‘Técnicos de Enfermagem’, ‘Assistentes de Enfermagem’, ‘Educação Técnica em Enfermagem’,’Enfermagem’, ‘Ensino’, ‘Formação’. A seleção dos artigos foi apresentada de acordo com o fluxograma PRISMA. Dos 1.505 artigos identificados, 10 foram selecionados para análise. A maioria dos artigos analisados (n=9) foi publicado no Brasil nos últimos dez anos, nos idiomas português, inglês e espanhol e apresentou baixo nível de evidência científica (Grau de Evidência VI – estudos descritivos ou qualitativos únicos). Os resultados destacaram avanços e desafios relacionados às categorias de análise: estratégias de ensino inovadoras, busca por uma formação abrangente e gestão institucional. Os estudos demonstraram que esforços vêm sendo realizados visando a adoção de novas estratégias de ensino-aprendizagem, com vistas à formação de um profissional da saúde mais ativo e participativo e com olhar integral e humanizado do cuidado. Para tanto, o apoio institucional mostra-se como uma condição essencial. Desafios precisam ser superados, destacando-se a integração da teoria com a prática, a formação docente, bem como a melhoria nas condições do trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Luiz Nascimento Fioramonte, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Mestre em Ensino em Saúde. Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marília, São Paulo, Brasil

Maria Jose Sanches Marin, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Doutora em Enfermagem. Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde, Marília, São Paulo, Brasil  

Adriana Avanzi Marques Pinto, Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA)

Doutora em Enfermagem. Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA). Docente do Curso de Enfermagem, Assis, São Paulo, Brasil

Downloads

Publicado

2023-01-15

Como Citar

FIORAMONTE, G. L. N.; MARIN, M. J. S.; PINTO, A. A. M. AVANÇOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO TÉCNICA DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.128211. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128211. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos originais