INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER COMO UMA POSSÍBILIDADE DE APLICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA COVID 19
Resumo
Essa investigação foi desenvolvida em 2020, período em que estávamos em plena Pandemia de COVID 19, o objetivo, foi observar o quanto às Inteligências Múltiplas preconizadas por Howard Gardner, pôde impactar a saúde emocional de 34 alunos de um curso técnico em enfermagem, de uma Instituição de Educação Profissional do interior do Rio Grande do Sul. Gardner foi um cientista norte americano, formado no campo da psicologia e neurologia que se especializou em processos de ensino e aprendizagem. A teoria demonstrava que cada indivíduo é capaz de desenvolver a sua capacidade cognitiva, aptidões e habilidades de maneira única. Para esta investigação, focou-se em explorar a inteligência intrapessoal que está ligada à habilidade de entender as suas próprias emoções, sentimentos e desejos, ou seja, ter o autocontrole e conhecer a si mesmo, coisa que durante a pandemia foi muito necessária entre os profissionais da saúde, devido ao alto nível de estresse. Para tanto, foram solicitados aos alunos que respondessem a seguinte questão: Você, diante de uma situação de estresse no trabalho buscaria ajuda ou tentaria buscar o autocontrole? Observou-se que 66,6% dos alunos buscariam primeiro o autocontrole. Por outro lado, outros 33,3% responderam que iriam procurar de imediato um profissional especializado, familiares e amigos. Ao final desse processo, após a investigação e reflexão sobre a saúde mental dos alunos durante a pandemia, contatou-se que, esta técnica serve para prevenir e tratar situações de estresse extremo, que pode prejudicar o desenvolvimento a pleno do trabalho destes profissionais em momentos críticos.
Palavras-chave: Inteligências Múltiplas. Técnico em Enfermagem. Pandemia.
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