INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER COMO UMA POSSÍBILIDADE DE APLICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA COVID 19

Autores

Resumo

Essa investigação foi desenvolvida em 2020, período em que estávamos em plena Pandemia de COVID 19, o objetivo, foi observar o quanto às Inteligências Múltiplas preconizadas por Howard Gardner, pôde impactar a saúde emocional de 34 alunos de um curso técnico em enfermagem, de uma Instituição de Educação Profissional do interior do Rio Grande do Sul. Gardner foi um cientista norte americano, formado no campo da psicologia e neurologia que se especializou em processos de ensino e aprendizagem. A teoria demonstrava que cada indivíduo é capaz de desenvolver a sua capacidade cognitiva, aptidões e habilidades de maneira única. Para esta investigação, focou-se em explorar a inteligência intrapessoal que está ligada à habilidade de entender as suas próprias emoções, sentimentos e desejos, ou seja, ter o autocontrole e conhecer a si mesmo, coisa que durante a pandemia foi muito necessária entre os profissionais da saúde, devido ao alto nível de estresse. Para tanto, foram solicitados aos alunos que respondessem a seguinte questão: Você, diante de uma situação de estresse no trabalho buscaria ajuda ou tentaria buscar o autocontrole? Observou-se que 66,6% dos alunos buscariam primeiro o autocontrole. Por outro lado, outros 33,3% responderam que iriam procurar de imediato um profissional especializado, familiares e amigos. Ao final desse processo, após a investigação e reflexão sobre a saúde mental dos alunos durante a pandemia, contatou-se que, esta técnica serve para prevenir e tratar situações de estresse extremo, que pode prejudicar o desenvolvimento a pleno do trabalho destes profissionais em momentos críticos.

Palavras-chave: Inteligências Múltiplas. Técnico em Enfermagem. Pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enilda Fontoura dos Santos, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da UNIPAMPA, campus Bagé, Bagé, RS, Brasil

Cristiano Corrêa Ferreira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé

Professor do Programa de Pós Graduação em Ensino da UNIPAMPA, campus Bagé, Bagé, RS, Brasil

Renata Hernandes Lindemann, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé

Professora do programa de Pós Graduação da UNIPAMPA, campus Bagé, Bagé, RS, Brasil

Publicado

2022-11-14

Como Citar

SANTOS, E. F. dos; FERREIRA, C. C.; LINDEMANN, R. H. INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER COMO UMA POSSÍBILIDADE DE APLICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA COVID 19. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 12, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122807. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)