AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES EM SAÚDE COMO DISPOSITIVO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

UM PLANO DE APLICAÇÃO NAS UNIVERSIDADES

Authors

Abstract

As Práticas Integrativas Complementares (PICs), são recursos terapêuticos preventivos e de promoção de saúde que objetivam estimular os mecanismos naturais do organismo. Este estudo teve como objetivo propor um Plano de Ação baseado nas PICs na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com vistas a gerar promoção de saúde e prevenir doenças relacionadas ao trabalho. Esta pesquisa utilizou o método misto sequencial explanatório, o qual utiliza uma metodologia ampliada que interliga as abordagens quantitativa e qualitativa. A primeira etapa foi quantitativa por meio de questionário on line. A segunda etapa foi qualitativa com informações coletadas por meio de Grupo Focal. A análise dos dados quantitativos e qualitativos foram unidos e formaram o conjunto de resultados os quais revelaram que 96% dos servidores são favoráveis em implementar as PICs no ambiente de trabalho na UFFS. Indicaram que os servidores consideram as PICs um instrumento de promoção de saúde, sendo esta a principal razão para sua utilização. Mostrou que os servidores incorporariam as PICs em sua rotina caso tivessem acesso com mais facilidade. Os resultados deste estudo, propôs um produto final, contendo um Plano de Ação para a oferta de PICs aos servidores e, sugestões de possíveis expansões desse plano, que têm potencial de realização futura na UFFS. O intuito foi propor informações e auxiliar na formulação de ações que visem a promoção da saúde, a melhoria da qualidade de vida, bem-estar e satisfação dos servidores da UFFS.

Palavras-chave: Práticas Integrativas Complementares em Saúde. Promoção da saúde. Saúde do Servidor Público Federal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marisete Rodrigeri, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Assistente Social, Mestranda no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Técnica Administrativa em Educação (TAE) em Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, Campus Chapecó 

Sheila Kocourek, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Published

2022-11-14

How to Cite

RODRIGERI, Marisete; KOCOUREK, Sheila; PINHEIRO, Guilherme Emanuel Weiss. AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES EM SAÚDE COMO DISPOSITIVO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE : UM PLANO DE APLICAÇÃO NAS UNIVERSIDADES. Saberes Plurais, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 11, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122806. Acesso em: 22 aug. 2026.

Issue

Section

Annals II Exhibition of Technical Education Projects and Products in the SUS