EXPERIÊNCIAS DOS SEIS PRIMEIROS MESES DO CENTRO REGIONAL INTERPROFISSIONAL ESPECIALIZADO PÓS-COVID

Autores

Resumo

O Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE), é um serviço oferecido pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI) que atende usuários com “condição pós-Covid”. Inaugurado em 26 de agosto de 2022, o CRIE atendeu 179 pessoas nos seis primeiros meses de funcionamento, sendo 2 (1,12%) de Botuverá/SC e os demais (98,88%) de Blumenau/SC. 85 (47,49%) são homens e 94 (52,51%) são mulheres. Quanto à faixa etária: 14 (7,82%) estão entre 18 a 30 anos, 22 (12,29%) entre 30 a 40 anos ,40 (22,35%) entre 40 a 50 anos, 52 (29,05%) entre 50 a 60 anos e 51 (28,49%) são maiores que 60 anos. As queixas mais comuns são: cansaço e fraqueza, déficits cognitivos e perdas de memória, ansiedade e depressão, cefaleia, dores, dispneia. Foram realizados 3.230 atendimentos desde agosto/2022 A Fisioterapia é o serviço com maior número de atendimentos (854 sessões - 26,44%), seguido da Psicologia com 168 atendimentos (5,20%). 100% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço. O absenteísmo varia, sendo de 28,6% nos exames laboratoriais; 20,4% na Psicologia; 10,2% na Fisioterapia e 38,8% no acolhimento. Os dados apresentados revelam o potencial dessa proposta, revelando de forma ainda incipiente o perfil e as demandas desse usuário, de uma condição que se revela desafiadora para o serviço de saúde e reforçam o papel relevante e insubstituível da Universidade pela via da aplicação do conhecimento científico.

Palavras-chave: Saúde Pública. COVID-19. Reabilitação. Aprendizagem Baseada na Experiência. Sistema Único de Saúde. Assistência Integral à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Lucia Caetano, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Enfermeira da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestra em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSC/UFSC)

Karina Passero, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Enfermeira da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestra em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau (PPGSC/FURB)

Elen Leticia Evelyn Paulino Linaltevich, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Enfermeira da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

João Luiz Gurgel Calvet da Silveira, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor do Curso de Graduação em Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau. Doutor em Odontologia Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Luciana Bisio Mattos, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora do Curso de Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Caroline Rocha Burnett Nobre, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Médica. Mestranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau (PPGSC/FURB)

Publicado

2022-11-14

Como Citar

CAETANO, T. L.; PASSERO, K.; LINALTEVICH, E. L. E. P.; SILVEIRA, J. L. G. C. da; MATTOS, L. B.; NOBRE, C. R. B. EXPERIÊNCIAS DOS SEIS PRIMEIROS MESES DO CENTRO REGIONAL INTERPROFISSIONAL ESPECIALIZADO PÓS-COVID. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 15, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122801. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)