TELEATENDIMENTO EM SAÚDE PARA USUÁRIOS DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS

Autores

Resumo

Com o forte avanço tecnológico dos dias atuais, somado ao agravo de saúde oriundo da pandemia do Covid-19, faz-se necessário usufruir dos benefícios decorrentes da tecnologia e aplicar tais ferramentas no âmbito da saúde pública, proporcionando melhorias na qualidade assistencial, bem como preencher lacunas deixadas pelos atendimentos presenciais. Logo, o projeto de extensão visou ampliar o atendimento e o acompanhamento dos pacientes procedentes das unidades básicas de saúde (UBS) do município de Passo Fundo, de modo a qualificar e aprimorar o atendimento médico nos postos de saúde e destinar ao paciente assistido a integralidade do cuidado. As ligações foram realizadas semanalmente e por meio da ligação telefônica ao paciente era realizada a coleta das informações de saúde, hábitos de vida, medicamentos contínuos, presença ou não de algum sintoma clínico que evidencie processo patológico e questionamentos sobre a rotina diária. Nos casos que havia necessidade de acompanhamento presencial, o paciente era conduzido a uma consulta junto a unidade para a resolução do problema apresentado ou era realizada a Visita Domiciliar (VD). Estiveram em acompanhamento 51 pacientes, com um total de 151 ligações, 7 encaminhamentos para atendimento presencial em UBS e 6 agendamentos de VD. A maioria eram mulheres com média de idade de 62 anos. Os discentes envolvidos adquiriram conhecimento e destreza, ampliamento da bagagem profissional/pessoal, permitindo criar um modo de articular com diferentes indivíduos, além de colocar em prática o que foi aprendido durante as atividades teóricas desenvolvidas ao longo do semestre.

Palavras-chave: Saúde. Sistema Único de Saúde. Teleatendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Assoni Gomes, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Passo Fundo/RS

Acadêmico de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Alessandra Regina Müller Germani, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Passo Fundo/RS

Enfermeira. Professora Doutora do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Publicado

2022-11-14

Como Citar

GOMES, G. A. .; GERMANI, A. R. M. TELEATENDIMENTO EM SAÚDE PARA USUÁRIOS DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 23, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122792. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS