SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM ENFERMEIRAS DA REDE HOSPITALAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as repercussões da Síndrome do Esgotamento Profissional (SEP) em enfermeiras da rede hospitalar no contexto da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa realizada no mês de setembro de 2021. A busca foi feita através do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), que abrangem as principais bases de dados e suas publicações acerca dos temas relacionados à saúde. Foram encontrados 1.010 artigos na plataforma CAPES, e 259 na BVS, totalizando 1.269 artigos, e após a análise seguindo as instruções fundamentais da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analyses (PRISMA), foram incluídos dez artigos na revisão, publicados na National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Scientific Eletronic Library Online (SciElo). Os estudos revelam uma série de repercussões que a SEP gera nas enfermeiras da rede hospitalar no contexto da pandemia da COVID-19, que foram separadas em quatro categorias: 1- Repercussões físicas; 2- Repercussões psicológicas; 3- Repercussões na assistência de enfermagem; 4- Repercussões sociais. O presente estudo contribui na oferta de informações que poderão ser utilizadas no processo de capacitação da equipe e gestores, na identificação de possíveis efeitos causados pela SEP. Podendo assim, estabelecer medidas de enfrentamento neste processo de adoecimento, a fim de evitar maiores danos a essa trabalhadora.

Palavras-chave: COVID-19. Burnout. Enfermeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Oliveira Pereira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA

Fernanda Matheus Estrela, Universidade Estadual de Feira de Santana

Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA

Douglas de Souza e Silva, Universidade do Estado da Bahia e FTC Salvador

Enfermeiro. Mestre em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia. Especialista em Terapia Intensiva sob o formato de Residência Multiprofissional pela Universidade do Estado da Bahia/Ministério da Saúde. Docente FTC - Salvador, BA

Dailey Oliveira Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA

Thais Moreira Peixoto, Universidade Estadual de Feira de Santana

Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA

Selton Diniz dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA

Publicado

2022-11-14

Como Citar

PEREIRA, A. O.; ESTRELA, F. M.; SILVA, D. de S. e; CARVALHO, D. O.; PEIXOTO, T. M.; DOS SANTOS, S. D. SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM ENFERMEIRAS DA REDE HOSPITALAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 27, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122767. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)