PRÁTICA DOCENTE EM SAÚDE

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Autores

Resumo

As iniciativas e a necessidade de se discutir sobre humanização na saúde, emergem a partir das mudanças sociais e dos processos de cuidado. Humanizar as relações interpessoais na atenção aos sujeitos que acessam os serviços de saúde, torna-se fundamental para proporcionar cuidado integral à saúde e colocar o indivíduo como protagonista. Trata-se de um relato de experiência descritivo, realizado no contexto do mestrado profissional ensino na saúde, PPGENSAU/UFCSPA. Objetivou-se esclarecer aos alunos acerca da organização da rede municipal de saúde e os meios adequados de ofertar informações aos usuários, além de estimular o atendimento humanizado, respeitoso e acolhedor no Sistema Único de Saúde. A atividade educativa idealizada configurou-se em um curso de educação permanente denominado: O universo do SUS e a humanização das relações interpessoais, com carga horária de 20 horas, divididas em: elaboração e execução das aulas, e atividades de ensino no modo EAD e presencial. A experiência docente na realização deste curso foi uma vivência significativa, repleta de afeto e trocas, com discussões sobre as experiências cotidianas dos envolvidos. Evidenciou um despertar dos alunos, sobre o impacto que o atendimento humanizado exerce na promoção do cuidado, nos espaços de saúde onde estão inseridos. A construção/desconstrução do ser docente permeou toda a vivência, instigou a busca por mais conhecimento, e despertou reflexões sobre a prática, tornando essa experiência transformadora e plural, reverberando sobre como humanizamos na saúde.

Palavras-chave: Educação Permanente. Humanização. Saúde Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Silva Rech, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Fisioterapeuta. Servidora Pública. Pós-graduada em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Cárdio-Respiratória. Mestranda do PPGENSAU da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Fúlvia da Silva Spohr, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Andrea Wander Bonamigo, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Publicado

2022-11-14

Como Citar

RECH, C. S.; SPOHR, F. da S. .; BONAMIGO, A. W. . PRÁTICA DOCENTE EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 39, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122738. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)