ACOLHE APS

CAPACITANDO AGENTES COMUNITÁRIOS EM SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE

Autores

Resumo

Acolhe APS é um curso de formação profissional para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das equipes da Atenção Primária do município de Iguatu-Ceará. O curso está sendo desenvolvido através do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. A metodologia do estudo constitui-se em uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, e natureza aplicada. Para construir o curso foram realizados grupos focais com 26 ACS que atuam na cidade de Iguatu. Os grupos tiveram aproximadamente duas horas de duração, e objetivaram: coletar informações sobre as práticas e cuidados ofertados aos pacientes com necessidades de saúde mental; elencar os desafios enfrentados pelos participantes no acompanhamento dos usuários que apresentam sofrimento psíquico; e articular os possíveis conteúdos a serem aprofundados durante o curso. A formação ocorrerá no primeiro semestre de 2022, e será realizada na modalidade on-line. A partir das escutas efetivadas nos grupos serão trabalhados conteúdos que debatam estratégias de promoção da saúde mental e o uso de tecnologias leves em saúde. Os conteúdos serão explanados de forma dialógica, possibilitando a escuta dos participantes, a troca de experiências, e a mobilização de sujeitos comprometidos com a política de saúde mental. A pesquisa possui parecer favorável pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob nº 4.882.693.

Palavras-chave: Saúde Mental. Atenção Primária a Saúde. Agentes Comunitários de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jomábia Cristina Gonçalves dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Psicologia e Políticas Públicas - UFC Campus Sobral, Ceará

Frederico Santos Alencar, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ceará

Camilla Araújo Lopes Vieira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Docente do curso de Psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ceará

Publicado

2022-11-14

Como Citar

SANTOS, J. C. G. dos; ALENCAR, F. S.; VIEIRA, C. A. L. ACOLHE APS: CAPACITANDO AGENTES COMUNITÁRIOS EM SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 53, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122702. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS