PROJETO PILOTO

RODAS ITINERANTES DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE

Autores

Resumo

Através da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, o trabalho passa a ser reconhecido como um dos determinantes do processo saúde-doença e fator fundamental no adoecimento dos trabalhadores. Em 2013, o Programa de Saúde dos Servidores (PROSER), na Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, passa a desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde física e mental dos trabalhadores, visando a construção de uma organização do trabalho que seja produtora de saúde. Uma das estratégias é refletir sobre as relações laborais e a dinâmica do trabalho, compreendendo a sua implicação direta sobre a saúde dos servidores. Assim, o projeto tem como objetivo promover um espaço coletivo de transformação nas relações no trabalho para que se organizem através de novos conhecimentos/saberes, para que a interação entre trabalhadores ocorra de forma onde as ideias, necessidades e sentimentos se tornem presentes nas relações, buscando modos de produzir saúde. Para tanto, a atividade terá como inspiração a roda de conversa proposta por Paulo Freire, que incentiva a participação e a reflexão mediada pelo diálogo entre os participantes, pela postura de escuta e circulação da palavra. Como projeto piloto, serão realizados aproximadamente três encontros, com duração aproximada de 1h30min, com cada equipe de um departamento da secretaria, onde se buscará identificar e aprofundar as temáticas de interesse. Espera-se que os encontros facilitem a compreensão da realidade, a reflexão e o compartilhamento de saberes, promovendo um espaço de trabalho aberto ao aprendizado e as relações saudáveis.

Palavras-chave: Saúde do Trabalhador. Educação em Saúde. Gestão em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Caroline Solka, Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS)

Psicóloga, residente no programa de gestão em saúde da ESP/RS. Atualmente atuando no Programa de Saúde do Servidor (PROSER) da SES/RS

Renata Magalhães Corte Real Quintana, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SESRS)

Servidora da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)

Publicado

2022-11-14

Como Citar

SOLKA, A. C.; QUINTANA, R. M. C. R. PROJETO PILOTO: RODAS ITINERANTES DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 65, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122639. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS