GRUPOS FOCAIS COMO DISPOSITIVOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS DE TRABALHO EM UM SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA
Resumo
A utilização de grupos focais (GF), como estratégia de pesquisa, potencializa o protagonismo dos participantes na medida em que dialogam e constroem coletivamente os resultados desta, implicando-se diretamente com reflexões e mudanças em seus processos de trabalho. Objetiva-se refletir sobre a relevância dos GF enquanto produto e, ao mesmo tempo, processo, pois configura-se dispositivo de Educação Permanente em Saúde (EPS), visando o empoderamento e protagonismo de trabalhadores de um serviço de reabilitação física. Trata-se de um dos 5 eixos da pesquisa-ação “Implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF): estudo em um Serviço Especializado em Reabilitação Física de Referência Regional do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob nº 4.446.238. Foram realizados dois GF para problematização da realidade e identificação das necessidades dos trabalhadores e do serviço para a implementação da CIF, com presença de 11 e 7 participantes, respectivamente. Estão previstos outros GF para explorar os problemas elencados a fim de minimizá-los. Através da construção coletiva de conhecimento é possível percorrer uma via de mão dupla, já que tanto a técnica de GF como a EPS favorecem aos pesquisadores uma aproximação fidedigna diante da experiência dos profissionais e concomitantemente, contribui para os participantes pensarem e construírem as suas práticas de trabalho, com o objetivo de sustentar a implementação da CIF, de modo contextual, crítico e reflexivo.
Palavras-chave: Educação Permanente. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Grupos Focais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).