GUIA FACILITADOR PARA A CONSTRUÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SAÚDE

Autores

Resumo

Esse documento corresponde ao instrumento básico de planejamento e definições das iniciativas no âmbito da saúde pública para o período de quatro anos. No plano são apresentadas as expectativas e delimitações do governo para o setor da saúde. O PMS tem como função a definição das diretrizes, objetivos e metas designado às questões de saúde local, além da previsão do financiamento necessário para as ações estipuladas. Objetivou desenvolver um guia facilitador para a elaboração de planos municipais de saúde. Para tanto, são estudados e descritos os conceitos teóricos relativos aos temas: “planejamento da saúde pública”, “plano municipal de saúde” e diretrizes práticas gerais para o processo de planejamento da saúde pública. Com base nessa pesquisa bibliográfica e elaboração teórica, produz-se um guia facilitador para a elaboração de planos municipais de saúde. Como resultados, destaca-se a amenização das possíveis dificuldades atreladas ao desenvolvimento do PMS diante da sua complexidade inerente, no contexto em que as necessidades são urgentes e a comunicação tornou-se difícil, devido ao isolamento social. O uso do Guia Facilitador através site na internet específico https://www.guiafacilitadorpms.com.br propiciará a participação dos atores sociais envolvidos para que haja a construção de um plano estratégico situacional, ou seja, um plano capaz de contemplar as demandas existentes, fornecer apoio de forma a trazer praticidade e minimizar as dificuldades relativas à concepção e estruturação dos planos, além de auxiliar as tratativas diante dos fatores e obstáculos recorrentes.

Palavras-chave: Planejamento em Saúde. Sistema Único de Saúde. Plano Municipal de Saúde. Políticas de Saúde. Gestão em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Salete Macedo, Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAD) de São Leopoldo

Médica Pediatra. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 

Publicado

2022-11-14

Como Citar

MACEDO, M. S. GUIA FACILITADOR PARA A CONSTRUÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 91, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122354. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS