SOU ACOMPANHANTE NA UTI NEONATAL. E AGORA?

Autores

Resumo

Apresenta-se um Produto Técnico Educacional (PTE) elaborado em 2022 no âmbito do Programa de Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – Modalidade Profissional da Universidade Federal de São Paulo. Desenvolvido por pesquisadoras com experiência como Psicólogas atuando em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), o PTE propõe uma reflexão sobre o papel do acompanhante na UTIN com objetivo de promover divulgação e conhecimento sobre desafios e potencialidades vivenciados por acompanhantes de recém-nascidos (RNs) nesse contexto, especialmente quanto à necessidade de acolhimento apropriado e reconhecimento de seus direitos. Trata-se de um vídeo com duração de aproximadamente nove minutos, com acesso aberto, gratuito e on-line, voltado para público-alvo de pessoas acompanhantes de RNs em UTIN. O vídeo tem ilustrações produzidas por uma das autoras e informa de modo lúdico, com perguntas e respostas, sobre dúvidas que podem surgir nesse contexto, como, por exemplo, o que é e como funciona uma UTIN, suas rotinas e protocolos, o papel do acompanhante, como colaborar com o cuidado ao RN, direitos do acompanhante, entre outras. A proposta se fundamenta na divulgação de informação acessível, simples e clara, para permitir abertura de diálogo e construção de vínculos entre o acompanhante e o RN como, também, entre estes e a equipe de saúde. Salienta-se a relevância desta temática, tanto para a sociedade, quanto para os profissionais de saúde, visando contribuir para promover mudanças nas práticas em saúde, em uma perspectiva de humanização e cuidado integral dos envolvidos.

Palavras-chave: Produto Técnico em Educação. Acompanhante; Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Saúde do recém-nascido. Direito em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Carmelo Albertin, Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga. Mestranda do Programa - Ensino em Ciências da Saúde e graduada em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Baixada Santista. Especialista em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. Com experiência profissional em psicologia educacional, clínica e hospitalar com a Psicologia Perinatal

Karina Franco Zihlmann, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada na Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista (UNIFESP - BS). Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo HC-FMUSP. Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos. Responsável pela área de Psicologia Hospitalar e Psicossomática na UNIFESP-BS. Tutora da área de Psicologia no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e no Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia da UNIFESP. Experiência na área hospitalar e em Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva em IST/Aids. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, HIV/Aids, HTLV, Psicologia da Saúde e Hospitalar, Saúde sexual e reprodutiva, Saúde Mental, Oncologia e Interdisciplinaridade/transdisciplinaridade. Lider do NIEPSS - Núcleo de Investigação e Estudos em Psicanálise, Saúde e Sociedade da UNIFESP

Publicado

2022-11-14

Como Citar

CARMELO ALBERTIN, P.; FRANCO ZIHLMANN, K. SOU ACOMPANHANTE NA UTI NEONATAL. E AGORA?. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 101, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122216. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS