SOU ACOMPANHANTE NA UTI NEONATAL. E AGORA?
Resumo
Apresenta-se um Produto Técnico Educacional (PTE) elaborado em 2022 no âmbito do Programa de Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – Modalidade Profissional da Universidade Federal de São Paulo. Desenvolvido por pesquisadoras com experiência como Psicólogas atuando em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), o PTE propõe uma reflexão sobre o papel do acompanhante na UTIN com objetivo de promover divulgação e conhecimento sobre desafios e potencialidades vivenciados por acompanhantes de recém-nascidos (RNs) nesse contexto, especialmente quanto à necessidade de acolhimento apropriado e reconhecimento de seus direitos. Trata-se de um vídeo com duração de aproximadamente nove minutos, com acesso aberto, gratuito e on-line, voltado para público-alvo de pessoas acompanhantes de RNs em UTIN. O vídeo tem ilustrações produzidas por uma das autoras e informa de modo lúdico, com perguntas e respostas, sobre dúvidas que podem surgir nesse contexto, como, por exemplo, o que é e como funciona uma UTIN, suas rotinas e protocolos, o papel do acompanhante, como colaborar com o cuidado ao RN, direitos do acompanhante, entre outras. A proposta se fundamenta na divulgação de informação acessível, simples e clara, para permitir abertura de diálogo e construção de vínculos entre o acompanhante e o RN como, também, entre estes e a equipe de saúde. Salienta-se a relevância desta temática, tanto para a sociedade, quanto para os profissionais de saúde, visando contribuir para promover mudanças nas práticas em saúde, em uma perspectiva de humanização e cuidado integral dos envolvidos.
Palavras-chave: Produto Técnico em Educação. Acompanhante; Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Saúde do recém-nascido. Direito em saúde.
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