Reflexões acerca do ser-criança e do cuidado em enfermagem no contexto da aids

Autores

  • Cristiane Cardoso de Paula
  • Stela Maris de Mello Padoin
  • Eliane Tatsch Neves Vernier
  • Maria da Graça Corso da Motta

Palavras-chave:

enfermagem, cuidado da criança, educação, síndrome de imunodeficiência adquirida.

Resumo

Este artigo é resultado de reflexões a partir do estudo realizado para conclusão do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Refere-se ao cuidado em Enfermagem, na educação em saúde, ao ser-criança que convive com o HIV/AIDS, desenvolvido no Serviço de Doenças Infecciosas Pediátricas do Hospital Universitário de Santa Maria/RS. Na busca de subsídios para refletir acerca do ser criança, recorreu-se à Teoria da Enfermagem Humanística de Paterson e Zderad, que iluminou o caminho percorrido e proporcionou a reflexão do saber da Enfermagem, sua finalidade e direção na ciência do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-02

Como Citar

1.
Cardoso de Paula C, de Mello Padoin SM, Tatsch Neves Vernier E, Corso da Motta M da G. Reflexões acerca do ser-criança e do cuidado em enfermagem no contexto da aids. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2º de junho de 2008 [citado 27º de abril de 2025];24(2):189. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4472

Edição

Seção

Artigos