O PAPEL DA DIRETORIA DE TERRAS E COLONIZAÇÃO NO PLANEJAMENTO URBANO DO NORTE RIO GRANDE DO SUL ENTRE OS ANOS 1907 E 1928

Autores

  • Clarissa Maroneze Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniela Marzola Fialho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Diretoria de Terras e Colonização, Imigração, Planejamento urbano e regional, Projeto urbano, Modernização

Resumo

Este estudo objetiva evidenciar as ações da Diretoria de Terras e Colonização (DTC) para o planejamento urbano e regional da metade norte do estado do Rio Grande do Sul (RS). Entre o final do século XIX e início do século XX, a política de colonização por imigração empreendida pelo governo estendeu-se para essa zona – ainda pouco ocupada para estes fins em razão da topografia difícil e densas florestas. Ao ser transferida da esfera federal para estadual em 1889, a DTC foi criada para gerir a colonização em 1907. No âmbito de suas competências, busca-se responder qual foi o papel deste órgão público no projeto político de modernização e desenvolvimento econômico do RS até 1928. Dentre as práticas do governo para o desenvolvimento do capitalismo estava o povoamento do território, a diversificação econômica e a melhoria dos transportes para a circulação dos produtos da área colonial. Buscando atender essas demandas, a DTC estabeleceu a criação de novas colônias amparadas por sedes urbanas, um Plano Geral de Viação e estudos das quedas d’água com potencial de energia hídrica para a região norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Maroneze Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Franciscana - UFN (2010). Especialista Latu Sensu em Produção Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  - PUCRS (2012). Mestre Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR (2017) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, no qual também cursa o Doutorado desde 2018/1, com bolsa da CAPES. É membro do Grupo de Estudos e Documentação em Urbanismo (GEDURB/UFRGS) e é membro pesquisador do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS).

Daniela Marzola Fialho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - (1989), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR/UFRGS (1999). Doutora em História pela pelo PPG/Historia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Realizou estágio de doutoramento no exterior com bolsa da CAPES -PDDE- (2006-2007) na EHESS - École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França. Atualmente é professora associada 3 na Faculdade de Arquitetura e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

CRAVO, Jorge. Rio Uruguai e sua Região Hidrográfica. Disponível em: <https://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr4/@@search?path=&SearchableText=rio+uruguai>. Acesso em: 07 fev. 2023.

FROSI, Vitalina Maria; MIORANZA, Ciro. Imigração Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul. Caxias do Sul: Editora Movimento, 1975.

GARCIA, Clarissa Maroneze. Traçando cidades: A Diretoria de Terras e Colonização e os projetos urbanos para o norte do Rio Grande do Sul (1907-1930). 466 f. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

IOTTI, Luiza H. Imigração e Poder: a palavra oficial sobre os imigrantes italianos no Rio Grande do Sul (1875-1914). Caxias do Sul, RS: Educs, 2010.

KLIEMMAN, Luiza H. S. RS: terra e poder – história da questão agrária. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

MANFROI, Olívio. A colonização italiana no Rio Grande do Sul: implicações econômicas, políticas e culturais. 2a ed. Porto Alegre: Est, 2001.

PESAVENTO, Sandra J. O imigrante na política rio-grandense. In: DACANAL, José H.; GONZAGA, Sergius (org). RS: imigração e colonização. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980.

ROCHE, Jean. A colonização alemã no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1969, v.1.

RIO GRANDE DO SUL. Ato n. 141, de 21 de março de 1890. Reorganiza os seviços da administração do Estado, p. 57-60. Acervo do Memorial do RS.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 3.313, de 4 de julho de 1900. Dispõe sobre o serviço das terras públicas, legitimação de posse, medição, conservação e alienação das terras devolutas e prevê acerca do regime colonial e floresta do Estado do RS. In: Jornal A Federação, n. 156, p. 1-2, 7 jul. 1900. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=388653&pasta=ano%20189&pesq=&pagfis=11904>. Acesso em: 18 mar. 2021.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 1.938, de 19 de abril de 1913a. Estabelece a viação geral do Estado. In: Jornal A Federação, n. 94, p. 1, 23 abr. 1913. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=388653&pagfis=26915>. Acesso em: 18 mar. 2021.

RÜCKERT, Aldomar A. A trajetória da terra: ocupação e colonização do centro-norte do Rio Grande do Sul: 1827-1931. Passo Fundo-RS: EDIUPF, 1997.

SOP, Secretaria de Estado dos Negocios das Obras Publicas do Estado do Rio Grande do Sul. Relatorio apresentado ao Exm. Se. Desembargador Antonio Augusto Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, por João José Pereira Parobé, Secretario de Estado, em 30 de julho de 1898. Porto Alegre: Officinas Graphicas d’A Federação. 1898.

________. Relatorio apresentado ao Dr. Antonio Augusto Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul pelo Engenheiro José Barboza Gonçalves, Secretario de Estado, em 15 de Setembro de 1906. Porto Alegre: Officinas Graphicas d’A Federação. 1906.

________. Relatorio apresentado ao Dr. Antonio Augusto Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul por José Barboza Gonçalves, Secretario d’Estado, em 24 de Agosto de 1907. Porto Alegre: Officinas Graphicas da Livraria do Globo. 1907.

________. Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Carlos Barboza Gonçalves, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul por Candido José de Godoy, Secretario d’Estado, em 28 de Agosto de 1908. Porto Alegre: Officinas Graphicas da Livraria do Globo. 1908.

________. Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Carlos Barboza Gonçalves, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul por Candido José de Godoy, Secretario de Estado dos Negocios das Obras Publicas, em 10 de Setembro de 1910. Porto Alegre e Santa Maria: Officinas Graphicas da Livraria do Globo. 1910.

________. Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Carlos Barboza Gonçalves, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul por Candido José de Godoy, Secretario de Estado, em 08 de Setembro de 1911. Porto Alegre: Officinas Graphicas da Livraria do Globo. 1911.

________. Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Carlos Barboza Gonçalves, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul por Candido José de Godoy, Secretario de Estado, em 13 de Setembro de 1912. Porto Alegre: Officinas Graphicas da Livraria do Globo. 1912.

________. Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Antonio A. Borges de Medeiros, Presidente do Rio Grande do Sul por João José Pereira Parobé, Secretario de Estado, em 20 de Agosto de 1913. Porto Alegre: Officinas Graphicas da Livraria do Commercio – Souza & Barros. 1913.

________. Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Antonio A. Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul pelo Engenheiro João José Pereira Parobé, Secretario de Estado dos Negocios das Obras Publicas, em 25 de Agosto de 1914. Porto Alegre: Officinas graphicas da Livraria do Globo. 1914.

________. Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. General Salvador Ayres Pinheiro Machado, Vice-Presidente, em Exercício, do Rio Grande do Sul pelo Engenheiro João José Pereira Parobé, em 31 de Agosto de 1915. Porto Alegre: Officinas Graphicas d’A Federação. 1915.

________. Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. General Salvador Ayres Pinheiro Machado, Vice-Presidente, em Exercício, do Rio Grande do Sul pelo Dr. Protasio Alves, Secretario de Estado, interino, dos Negocios das Obras Publicas, em 09 de Setembro de 1916. Porto Alegre: Officinas Graphicas d’A Federação. 1916.

________. Relatorio apresentado ao Dr. A. A. Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul pelo Dr. Protasio Alves, Secretario de Estado, interino, dos Negocios das Obras Publicas, em 14 de Setembro de 1917. Porto Alegre: Typographia da Empreza Graphica Rio-Grandesense, Editora d’O Diario. 1917.

________. Relatorio apresentado ao Dr. A. A. Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul pelo Dr. Ildefonso Soares Pinto, Secretario de Estado dos Negocios das Obras Publicas, em 13 de Agosto de 1918. Porto Alegre: Officinas Graphicas d’A Federação. 1918.

________. Relatorio apresentado ao Dr. A. A. Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul pelo Dr. Ildelfonso Soares Pinto, Secretario de Estado dos Negocios das Obras Publicas, em 27 de Agosto de 1919. Porto Alegre: Officinas Graphicas d’A Federação. 1919.

________. Relatorio apresentado ao Dr. A. A. Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul pelo Engenheiro Ildelfonso Soares Pinto, Secretario de Estado dos Negocios das Obras Publicas, em 16 de Agosto de 1921, v. 1. Porto Alegre: Officinas Graphicas d’A Federação. 1921.

________. Relatorio apresentado ao Dr. A. A. Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul pelo Engenheiro Ildelfonso Soares Pinto, Secretario de Estado dos Negocios das Obras Publicas, em 15 de Agosto de 1923. Porto Alegre: Officinas Graphicas d’A Federação. 1923.

SOUZA, Celia F. Contrastes regionais e formações urbanas. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Maroneze Garcia, C., & Marzola Fialho, D. (2024). O PAPEL DA DIRETORIA DE TERRAS E COLONIZAÇÃO NO PLANEJAMENTO URBANO DO NORTE RIO GRANDE DO SUL ENTRE OS ANOS 1907 E 1928. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico Do Rio Grande Do Sul, (167). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/142275