O USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO TERRITÓRIO DO PROJETO GEOPARQUE RAÍZES DE PEDRA, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL ENTRE 1990 E 2020

Autores/as

Resumen

O avanço da atividade antrópica sobre áreas naturais no Rio Grande do Sul e em todo o país tem aumentado ao longo dos anos e décadas, transformando o espaço geográfico, interferindo nas relações ecológicas e ocasionando impactos ambientais diversos. Uma forma de analisar esse avanço é através do mapeamento do uso e ocupação da terra utilizando técnicas de geoprocessamento. Para tanto, o objetivo desse trabalho consistiu em analisar as transformações do uso e ocupação da terra no território do projeto Geoparque Raízes de Pedra, Rio Grande do Sul. Ocorridas na série histórica de 1990 a 2020, com intervalos de 10 anos, a partir de técnicas de geoprocessamento e dados da coleção 7.1 do projeto MapBiomas. Essas transformações do uso e ocupação da terra acontecem desde a ocupação pré-colonial do Rio Grande do Sul, às quais não estão registradas em mapas. Já entre 1990 e 2020, onde, entre outras mudanças, foi notada uma diminuição significativa de classes naturais, suprimidas por classes antrópicas, a exemplo da classe de formações campestres que deu lugar, em grande parte, à lavouras de soja. Também foi verificada a inobservância de Áreas de Proteção Permanente, ocupadas por classes antrópicas à margem de cursos d’água e também foi verificado que o território possui áreas de interesse turístico, os quais necessitam tanto de sua identificação quanto de estratégias de conservação, para seu uso sustentável com fins de desenvolvimento socioeconômico regional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Soares Arrial, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui curso-técnico-profissionalizante em Manutenção e Suporte em Informática pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus São Vicente do Sul (2014). Bacharelando em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Camobi desde 2019. Voluntário no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), desde 2021, e no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM), desde 2020, do Departamento de Geociências da UFSM, atuando principalmente nos temas de geotecnologias, bacias hidrográficas e análise ambiental. Já atuou como bolsista no Observatório de Paisagens Antropocênicas, trabalhando no Geoparque Quarta Colônia, principalmente com a elaboração de mapas de diferentes temas dos nove municípios da Quarta Colônia. Estagiário na Georref Topografia e Engenharia em Santa Maria, atuando com softwares de geoprocessamento e CAD.

Romário Trentin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Pós-Doutorado em Geografia pela Le Mans Université, França (2021) pelo PrInt - Programa de Institucional de Internacionalização. Atualmente é professor titular do Departamento de Geociências, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrografica, Arenização, Geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra, Caracterização Geoambiental e Áreas de Risco.

Átila Augusto Stock da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado (1996) e doutorado (2005) em Geologia, Área de concentração: Geologia Sedimentar pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria, e membro do corpo docente e ex-Coordenador (2017-2021) do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural (Mestrado Profissional - UFSM), e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (Mestrado Acadêmico - UFSM). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Sedimentar, atuando principalmente nos seguintes temas: Reconstruções paleoambientais continentais do Triássico (Formação Caturrita, Formação Santa Maria, Formação Sanga do Cabral) e Pleistoceno (Formação Touro Passo e "Aloformação Guterres"), Salvamentos paleontológicos. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Paleontologia (1º Secretário, 2011-2013; Vice-Presidente, 2013-2015 e 2015-2017; 2º Tesoureiro, 2017-2019). Bolsista PQ CNPq Nível 2 desde março de 2019.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Soares Arrial, G., Trentin, R., & Stock da Rosa, Átila A. (2023). O USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO TERRITÓRIO DO PROJETO GEOPARQUE RAÍZES DE PEDRA, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL ENTRE 1990 E 2020. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico Do Rio Grande Do Sul, (165). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/133980