PREFÁCIO

Autores

  • Miguel Frederico do Espírito Santo
  • Bruno Cesar Euphrasio de Mello
  • José Daniel Craidy Simões
  • Antônio Carlos Hohlfeldt
  • Fábio Kühn
  • Heinrich Hasenack
  • Gustavo Castagna Machado
  • José Carlos da Silva Cardozo
  • Priscila Pereira Pinto
  • Thais Nunes Feijó
  • Wagner Feloniuk
  • Carlos Otaviano Passos

Resumo

Apresentação Dossiê “O Urbanismo e Porto Alegre”

 

No Brasil, o emprego da palavra Urbanismo é problemático. Ela abriga diferentes significados, sempre associados a diferentes formas de ação sobre a cidade. Afinal, o Urbanismo trata do desenho arquitetônico da cidade? Ou do planejamento e gestão do uso do solo urbano? É um domínio profissional exclusivo de arquitetos e urbanistas? Ou um espaço de convergência de múltiplas profissões?

Em Porto Alegre, o Urbanismo é campo de saberes e fazeres que foi se afirmando ao longo dos séculos XIX e XX a partir de iniciativas as mais diversas. São célebres as experiências iniciadas nos ambientes que tiveram: juízes régios atuando no ordenamento urbano da Porto Alegre colonial, Código de Postura Municipal de construções de 1897,  Plano Geral de Melhoramentos de 1914,   Planos Diretores de 1958 e 1979, Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de 1999; Personagens como Otávio Rocha, Edvaldo Pereira Paiva, Luiz Arthur Ubatuba de Farias, Demétrio Ribeiro; O curso de Urbanismo, oferecido pelo Instituto de Belas Artes entre 1947 e 1949; dentre diversos artistas e escritores que retrataram a cidade em suas obras.

Para marcar a data comemorativa do aniversário de 250 anos da cidade de Porto Alegre, pretendemos, com esta chamada, explorar a construção da cidade, do Urbanismo e do Planejamento Urbano, a partir da experiência porto-alegrense.

Os artigos aqui reunidos representam uma pequena amostra da diversidade de abordagens e perspectivas atualmente em debate no campo. Vão desde a historiografia urbana da cidade de Porto Alegre até a exploração de possíveis cenário de planejamento urbano pós-pandemia; da memória de bairros e lugares até a sociabilidade pública. O leitor encontrará, portanto, um amplo rol de temas, pesquisas e reflexões.

Esperamos que o presente dossiê contribua com a reflexão e a compreensão dos fenômenos da cidade contemporânea.

            Além dos artigos do dossiê, a revista também festeja os demais artigos recebidos pelo edital e que ora são publicados. É uma alegria continuar a trajetória da revista, respeitando as normas do Qualis Periódicos e diretrizes de uma publicação ética.

            São os votos dos organizadores do dossiê.

 

Dr. Miguel Frederico do Espírito Santo

Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul

 

Dr. Bruno Cesar Euphrasio de Mello

Me. José Daniel Craidy Simões

Organizador do Dossiê “Histórias da Imprensa”

 

Dr. Antônio Carlos Hohlfeldt

Dr. Fábio Kühn

Me. Heinrich Hasenack

Comissão da Revista

 

Dr. Gustavo Castagna Machado

Dr. José Carlos da Silva Cardozo

Belª. Priscila Pereira Pinto

Ma. Thais Nunes Feijó

Dr. Wagner Silveira Feloniuk

Comissão Executiva

 

Carlos Otaviano Passos

Editor-Junior

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-31