O TEMPO E O VENTO: A IMAGEM DA TECELÃ COMO PERFORMANCE E STIMMUNG NAS PERSONAGENS ANA TERRA, BIBIANA E LUZIA
Resumen
Resumo
O presente artigo pretende analisar a presença da imagem da tecelã como performance nas personagens Ana Terra, Bibiana e Luzia, do romance O tempo e o vento (2013), de Erico Verissimo. Para observarmos as características da tecelã, faremos uso das teorias de presença e Stimmung de Hans Ulrich Gumbrecht, sobretudo nas obras Produção de Presença – o que o sentido não consegue transmitir (2010) e Atmosfera, ambiência, Stimmung (2014). Buscaremos evidenciar, por meio da definição de performance abordada por Zumthor (2002), as características das personagens que podem remeter à imagem da mulher tecelã em associação com a imagem da anciã ou velha sábia. Por fim, consideraremos a existência de uma produção de presença associada às condições da maternidade, ao desapego e à sabedoria feminina.
Palavras-chave: presença; performance; tecelã; Stimmung; O tempo e o vento; Erico Verissimo.
Abstract
This paper aims to analyze the presence of the image of the weaver as performance in the characters Ana Terra, Bibiana and Luzia in the novel O tempo e o vento (2013), by Erico Verissimo. In order to observe the weaver’s characteristics, we will make use of the theories of presence and Stimmung, by Hans Ulrich Gumbrecht, especially in the works Produção de Presença – o que o sentido não consegue transmitir (2010) and Atmosfera, ambiência, Stimmung (2014). We will seek to highlight, through the definition of performance by Zumthor (2002), the characteristics of the three characters that can refer to the image of the weaver in association with the image of the wise old woman. Finally, we will consider the existence of a production of presence associated with the conditions of motherhood, detachment and feminine wisdom.
Keywords: presence; performance; weaver; Stimmung; O tempo e o vento; Erico Verissimo.
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Derechos de autor 2023 Greicy Pinto Bellin, Thais dos Santos Pires

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