BUMBA MEU BOI EM PORTO ALEGRE

Autores

  • Aquiles Porto Alegre Instituto Histórico e Geográfico do RS

Resumo

A proximidade da passagem de um quarto de século desde a data em que Porto Alegre foi elevada à condição de freguesia – o que definiu o aniversário da cidade – dará a oportunidade para apresentar diversas facetas de nossa capital. Ao longo destes seus duzentos e cinquenta anos, foram inúmeros registros feitos sobre os costumes, as práticas sociais e os programas culturais que, cada um em seu tempo, fizeram parte do cenário da cidade.


Alguns deles seguem ainda presentes, como o carnaval – derivado do entrudo português – ou os bailes e reuniões festivas. Outros, porém, mergulharam nas brumas do tempo, tornando-se tão esquecidos que soam hoje como inacreditável. É o caso do folguedo conhecido como “bumba-meu-boi”, que também foi trazido pelos imigrantes portugueses, mas que por nossas terras teve vida efêmera, tornando-se, no entanto, evento expressivo em outras regiões brasileiras.


Porém, é possível ver que em Porto Alegre tal festividade já foi relevante, como registra a crônica de Aquiles Porto Alegre, publicada em 1923, e que agora reproduzimos aqui.


Incluímos também a reprodução da belíssima obra do consagrado pintor José de Francesco (Rio Grande/RS, 1895 – Porto Alegre/RS, 1967), cuja vasta produção foi por muito tempo reverenciada nos meios artísticos nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-23