IDENTIDADES SUBTRAÍDAS: GRUPOS ÉTNICOS-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOS TERRITÓRIOS NEGROS GAÚCHOS

Autores

  • Lilian Soares da Silva Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura (UPM). https://orcid.org/0000-0002-1867-7533
  • Lilian Soares da Silva Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura (UPM).

Palavras-chave:

Palavras-Chave, História (Brasil – Rio Grande do Sul). Territorialidade negra. Identidade. Narrativas./Keywords, History (Brazil - Rio Grande do Sul). Black territoriality. Identity. Narratives./Palabras Clave, Historia (Brasil - Rio Grande do Sul). La te

Resumo

RESUMO
O processo histórico do Brasil é marcado por identidades subtraídas de grupos étnico-raciais na formação dos territórios negros gaúchos, bem como, as trajetórias e nomenclaturas e municípios brasileiros tem o apagamento de suas narrativas negras, dos movimentos quilombolas e territorialidade étnica. A pesquisa apresenta um panorama do território gaúcho com sua presença negra em lugares, pontos turísticos e nas cidades, que por ora (des)conhecem todo o marco e capital simbólico do contexto local, regional e global. Primeiramente, o aporte teórico metodológico é oriundo de pesquisas acadêmicas para o Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura, perpassando por uma narrativa familiar e na presença étnico-racial oriunda das populações indígenas e negras. Para finalizar, estas são pesquisas preliminares que desenvolver-se-ão em documentos históricos e cartorários sobre a territorialidade gaúcha e antagonizando com processos individuais e coletivos.


ABSTRACT
The historical process of Brazil is marked by identities subtracted from ethnic-racial groups in the formation of black territories of Rio Grande do Sul, as well as, the trajectories and nomenclatures and Brazilian municipalities have the erasure of their black narratives, the quilombola movements and ethnic territoriality. The research presents an overview of the gaucho territory with its black presence in places, sights, and cities, which for now (un)know all the landmark and symbolic capital of the local, regional, and global context. Firstly, the theoretical-methodological contribution comes from academic research for the Doctorate in Education, Art, and Cultural History, going through a family narrative and the ethno-racial presence coming from the indigenous and black populations. To conclude, these are preliminary research that will develop in historical and notarial documents about the gaucho territoriality and antagonizing with individual and collective processes.


RESUMEN
El proceso histórico de Brasil está marcado por las identidades sustraídas de los grupos étnico-raciales en la formación de los territorios negros de Rio Grande do Sul, así como, las trayectorias y nomenclaturas y los municipios brasileños tienen el borrado de sus narrativas negras, los movimientos quilombolas y la territorialidad étnica. La investigación presenta una visión general del territorio gaucho con su presencia negra en lugares, monumentos y ciudades, que por ahora (des)conocen todo el hito y el capital simbólico del contexto local, regional y global. En primer lugar, el aporte teórico-metodológico proviene de la investigación académica del Doctorado en Educación, Arte e Historia de la Cultura, pasando por una narrativa familiar y la presencia étnico-racial proveniente de la población indígena y negra. Para concluir, se trata de investigaciones preliminares que se desarrollarán en documentos históricos y notariales sobre la territorialidad gauchesca y el antagonismo con los procesos individuales y colectivos.

  

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Biografia do Autor

Lilian Soares da Silva, Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura (UPM).

Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Pós Graduanda em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio (2019), Pós-Graduanda em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (2016) e Graduada em Gestão de Turismo (2013) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. Especialização Técnica de Guia em Turismo (2015) pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN/SP - (2015). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC - UNIABC - (2008). Auxiliar Técnica de Educação e Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Secretaria de Educação da cidade de São Paulo (SME/SP).

Lilian Soares da Silva, Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura (UPM).

Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Pós Graduanda em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio (2019), Pós-Graduanda em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (2016) e Graduada em Gestão de Turismo (2013) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. Especialização Técnica de Guia em Turismo (2015) pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN/SP - (2015). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC - UNIABC - (2008). Auxiliar Técnica de Educação e Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Secretaria de Educação da cidade de São Paulo (SME/SP).

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Publicado

2021-12-23