AUGUSTA CANDIANI NO RIO GRANDE DO SUL: A TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DE UMA CANTORA LÍRICA E ATRIZ DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ópera Italiana. Teatro Francês. Teatro Realista. Vaudeville. Modinha. Segundo Reinado. Guerra do Paraguai. Rio Grande do Sul. /Keywords, Italian Opera. French Theatre. Realistic Theatre. Vaudeville. Modinha. Second Empire. Paraguayan War.

Resumo

RESUMO
O presente artigo discorre sobre a carreira de Augusta Candiani (Milão, 1820-Rio de Janeiro, 1890) em sua temporada nas cidades de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas, como atriz e cantora lírica. A sua atuação ocorreu a partir de 1868 durante o período da guerra do Paraguai. A trajetória de Augusta Candiani no Rio Grande do Sul desvela algumas interpretações relevantes sobre as atividades teatrais na região no período daquela que foi a maior guerra do Segundo Reinado. Observa-se um fluxo de companhias e artistas, fazendo do teatro um espaço potente de encontro e celebração de um sentimento nacionalista. Era um mercado competitivo, que atraía e se imbuía das articulações sociais locais. Também se fazia presente no teatro a manifestação de um movimento abolicionista local e a afirmação de um repertório da “escola moderna”, ou seja, do teatro realista de autoria de escritores brasileiros e franceses.


ABSTRACT
This article discusses the career of Augusta Candiani (Milan, 1820-Rio de Janeiro, 1890) during her stay in Rio Grande, Porto Alegre and Pelotas, as an actress and opera singer. Her work took place from 1868 onwards during the Paraguayan war period. The trajectory of Augusta Candiani in Rio Grande do Sul unveils some relevant interpretations of the theatrical activities in the region during the Second Empire´s longest war. There was a flow of companies and artists, turning theater into a potent place for meeting and celebrating a nationalist feeling. It was a competitive market that attracted and imbued itself with local social ties. Also presented in theater was the manifestation of a local abolitionist movement and the affirmation of a repertoire from the “modern school”, that is, the realistic theater by Brazilian and French authorships.

  

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Biografia do Autor

Andrea Carvalho dos Santos, Universidade Federal do Pará - Pesquisadora -- Grupo de Pesquisa PERAU – Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia.

ANDRÉA CARVALHO DOS SANTOS (assinatura pública: ANDRÉA CARVALHO STARK) possui doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ) e mestrado em Teatro e Cultura – História e historiografia do Teatro – pela Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Letras (habilitação em Língua Portuguesa-Literatura Brasileira-Literatura Portuguesa) pela Faculdade de Letras da UFRJ e licenciada em Letras (habilitação em Língua Portuguesa- Literatura Brasileira-Literatura Portuguesa) pela Faculdade de Educação da mesma universidade. Em pesquisas acadêmicas investiga temas da cultura e da história do teatro no período do século XIX. Em sua dissertação de mestrado investigou a trajetória pessoal e artística da cantora
lírica Augusta Candiani (Milão, 1820 - Rio de Janeiro, 1890) e em sua tese de doutorado, recomendada para publicação, investigou o espectador da ópera, do circo e do teatro dramático, musical e cômico na Corte no período entre 1838 a 1868. Possui experiência profissional comprovada na área de produção cultural, como idealizadora e produtora de eventos acadêmicos e culturais; no magistério, como docente da área
de Letras, e no âmbito da produção editorial, como revisora de textos e tradutora. Autora de artigos, críticas e entrevistas em publicações acadêmicas e jornalísticas das áreas de cultura e
história do teatro. Membro da Associação Brasileira de Artes Cênicas (ABRACE), da International Federation for Theatre Research (IFTR) e da Associação Nacional de História (ANPUH).

Atualmente é pesquisadora colaboradora no grupo de pesquisa do Cnpq PERAU – Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia,  pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.


Currículo completo – CV Lattes-CNPQ http://lattes.cnpq.br/4698779479662589

C. ORCID 0000-0001-9774-8135

ResearcherID B-5531-2019

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Publicado

2021-12-23