AUGUSTA CANDIANI NO RIO GRANDE DO SUL: A TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DE UMA CANTORA LÍRICA E ATRIZ DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI
Palavras-chave:
Palavras-chave, Ópera Italiana. Teatro Francês. Teatro Realista. Vaudeville. Modinha. Segundo Reinado. Guerra do Paraguai. Rio Grande do Sul. /Keywords, Italian Opera. French Theatre. Realistic Theatre. Vaudeville. Modinha. Second Empire. Paraguayan War.Resumo
RESUMO
O presente artigo discorre sobre a carreira de Augusta Candiani (Milão, 1820-Rio de Janeiro, 1890) em sua temporada nas cidades de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas, como atriz e cantora lírica. A sua atuação ocorreu a partir de 1868 durante o período da guerra do Paraguai. A trajetória de Augusta Candiani no Rio Grande do Sul desvela algumas interpretações relevantes sobre as atividades teatrais na região no período daquela que foi a maior guerra do Segundo Reinado. Observa-se um fluxo de companhias e artistas, fazendo do teatro um espaço potente de encontro e celebração de um sentimento nacionalista. Era um mercado competitivo, que atraía e se imbuía das articulações sociais locais. Também se fazia presente no teatro a manifestação de um movimento abolicionista local e a afirmação de um repertório da “escola moderna”, ou seja, do teatro realista de autoria de escritores brasileiros e franceses.
ABSTRACT
This article discusses the career of Augusta Candiani (Milan, 1820-Rio de Janeiro, 1890) during her stay in Rio Grande, Porto Alegre and Pelotas, as an actress and opera singer. Her work took place from 1868 onwards during the Paraguayan war period. The trajectory of Augusta Candiani in Rio Grande do Sul unveils some relevant interpretations of the theatrical activities in the region during the Second Empire´s longest war. There was a flow of companies and artists, turning theater into a potent place for meeting and celebrating a nationalist feeling. It was a competitive market that attracted and imbued itself with local social ties. Also presented in theater was the manifestation of a local abolitionist movement and the affirmation of a repertoire from the “modern school”, that is, the realistic theater by Brazilian and French authorships.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
São os termos de responsabilidade:
A submissão é uma declaração de aceitação dos termos e da ciência da não publicação das produções que o desrespeitarem.
Os conceitos e opiniões emitidos nos trabalhos publicados são de responsabilidade dos autores e a revista não necessariamente se filia a eles.
Os autores mantêm os direitos autorais de natureza pessoal e concedem à revista e ao Instituto Histórico e Geográfico o direito permanente de publicação e divulgação dos artigos em qualquer meio, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho após a publicação, incluindo em redes sociais de pesquisa, indexadores e outros meios.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Havendo, o autor deve declarar na produção os conflitos de interesse, as autorizações por comitês de ética, as fontes de financiamento e as agências de fomento.