SOMBRA FRESCA E ROCK NO QUINTAL: A IDENTIDADE CONTRACULTURAL DA BANDA ALMÔNDEGAS

Autores

  • Edemilson Antônio Brambilla Universidade de Passo Fundo.
  • Alexandre Saggiorato Universidade de Passo Fundo.

Palavras-chave:

Rock brasileiro. Contracultura. Os Almôndegas./Keywords, Brazilian rock. Counterculture. Os Almôndegas.

Resumo

RESUMO
Tal como ocorreu nos principais centros urbanos do país, como o eixo Rio-São Paulo, o Rio Grande do Sul caracterizou-se, durante a década de 1970, pela emergência de um ideário jovem rebelde e contestatório que, orientado pelos ideais contraculturais, influenciou de modo significativo o cenário cultural do Estado, especialmente no que se refere ao aspecto musical. Nesse sentido, este trabalho busca analisar a trajetória da banda de rock pelotense Os Almôndegas, e sua relação com os ideais contraculturais que chegavam ao Rio Grande do Sul durante aqueles anos. Mesclando influências regionais com características da música popular brasileira, somadas às referências sonoras e comportamentais internacionais, Os Almôndegas construíram uma identidade própria, bastante distinta das demais bandas do período, em especial, devido às opções estéticas feitas pelo grupo nos aspectos poético e sonoro de suas composições.

ABSTRACT
As occurred in the main urban centers of the country, such as the Rio-São Paulo axis, Rio Grande do Sul was characterized, during the 1970s, by the emergence of a young and rebellious ideology that, guided by countercultural ideals, it significantly influenced the state’s cultural scene, especially with regard to the musical aspect. In this sense, this work seeks to analyze the trajectory of the rock band from the city of Pelotas, Os Almôndegas, and their relationship with the countercultural ideals that arrived in Rio Grande do Sul during those years. Mixing regional influences with characteristics of Brazilian popular music, added to the international sound and behavioral references, Os Almôndegas built their own identity, quite different from the other bands of the period, especially due to the aesthetic options used by the group in the poetic and sound aspects of their compositions.

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Biografia do Autor

Edemilson Antônio Brambilla, Universidade de Passo Fundo.

Pós-graduando no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo - PPGL/UPF.

Alexandre Saggiorato, Universidade de Passo Fundo.

Doutor em História pela Universidade de Passo Fundo - PPGH/UPF, e professor do Curso de Música na mesma instituição.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Brambilla, E. A., & Saggiorato, A. (2020). SOMBRA FRESCA E ROCK NO QUINTAL: A IDENTIDADE CONTRACULTURAL DA BANDA ALMÔNDEGAS. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico Do Rio Grande Do Sul, (159). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/104085