DA COLÔNIA AO COLONIZADO: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE TUTELA DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO BRASIL E EM PORTUGAL
Palavras-chave:
Patrimônio Cultural. Legislação. Delito. Proteção. /Palabras-clave, Patrimonio Cultural. Leyes del Brasil e de Portugal. Deberes de Protección. Bien Jurídico. Constitución e Derecho Penal.Resumo
RESUMO
Considerando-se o histórico e as relações decorrentes da colonização, o artigo analisa as conexões entre os sistemas de proteção do patrimônio cultural no Brasil e em Portugal, em especial dirigidas ao bem material edificado, verificando as disposições legais em favor da tutela do bem jurídico em pauta. Tomamos por base o art. 216 da Constituição Federal Brasileira e os artigos 9º e 78 da Constituição da República Portuguesa, nos valores e princípios por eles representados e irradiados. No campo penal, são analisados os principais delitos previstos nas respectivas normas, de modo a se verificar se efetivamente cada sistema está cumprindo com o mandamento constitucional de proteção do patrimônio cultural.
RESUMEN
Considerando el histórico y las relaciones que van a discurrir de la colonización, el articulo analiza las conexiones entre los sistemas de protección del patrimonio cultural in el Brasil e in Portugal, in especial dirigidas al bien material edificado, verificando las disposiciones legales in favor da tutela del bien jurídico in pauta. Tomamos por pase el art. 216 de la Constitución Federal brasileira y los artículos 9º e 78º de la Constitución de la Republica Portuguesa, en los valores e principios por elles representados e irradiados. En el campo penal son analizados los principales delitos previstos en las respectivas normas, de modo a se verificar se efectivamente cada sistema está cumpliendo con col el mandamiento constitucional de protección del patrimonio cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Acesse os termos de responsabilidade completos nos dados sobre a revista.