Contribuições de um Objeto de Aprendizagem Colaborativa no Contexto da CSCL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.89235Palavras-chave:
Objeto de Aprendizagem. CSCL. Análise Textual Discursiva.Resumo
Este artigo apresenta as contribuições que o objeto virtual de aprendizagem colaborativa, denominado Collabora, pode trazer no processo de ensino e aprendizagem aplicado na disciplina de Probabilidade e Estatística no Ensino Superior. A base para a análise foi obtida por meio dos registros dos alunos no chat do Collabora, das observações e anotações realizadas durante as aulas e nas atividades presenciais (diário de bordo e atividades presenciais em grupo). Para análise dos dados coletados utilizou- se a Análise Textual Discursiva (ATD) que apoia o processo de categorização e unitarização. Foi criada a categoria Aprendizagem Colaborativa que contempla as áreas-chaves da CSCL e concluiu-se que o objeto educacional as atende de forma satisfatória.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-28
Como Citar
CLÁUDIA MAYUMI ISHIKAWA, E.; NASSER MATOS, S.; GUEIBER, E.; DOS SANTOS JUNIOR, G. Contribuições de um Objeto de Aprendizagem Colaborativa no Contexto da CSCL. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 61–70, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89235. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89235. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).