Formando professores para a Educação Inclusiva: a experiência de criação do site “IHA Informa” a partir das demandas e práticas docentes

Autores

  • Luiz Alexandre da Silva Rosado PUC-Rio
  • Cristiane Correia Taveira PUC-Rio e SME/Rio,

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36454

Palavras-chave:

Formação docente continuada, Saberes práticos, Didática vivida, Tecnologias de informação e comunicação.

Resumo

A partir do uso de suportes digitais, que permitem a difusão personalizada de informações para um público delimitado, assim como a geração de conhecimento a partir do amplo acesso a documentos em múltiplos formatos, o artigo tem como objetivo analisar e relatar o percurso de criação e os conteúdos geridos através do site IHA Informa. O site surgiu para atender a professores atuantes no campo da Educação
Especial, visando a sua formação continuada, a partir da observação da prática docente, uma Didática vivenciada, com saberes práticos que nascem em meio à urgência da inclusão do aluno com deficiência. Estes saberes devem ser valorizados e utilizados na elaboração de políticas, orientações e estratégias de atendimento visando lidar com a diferença a ser incorporada em sala de aula, um dos muitos aspectos da escola
multicultural. Com cerca de 122 mil acessos totais em 2 anos de funcionamento, foram produzidos sete documentos de orientações e criadas seis seções, incluindo materiais multimídia para auxílio ao professor (vídeos e apresentações). São analisados, ao final, os resultados da pesquisa on-line para consulta de necessidades e demandas dos professores visitantes do site, que contava com 116 sujeitos respondentes até o fechamento deste artigo.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

ROSADO, L. A. da S.; TAVEIRA, C. C. Formando professores para a Educação Inclusiva: a experiência de criação do site “IHA Informa” a partir das demandas e práticas docentes. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36454. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36454. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos