Formando professores para a Educação Inclusiva: a experiência de criação do site “IHA Informa” a partir das demandas e práticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.36454Palavras-chave:
Formação docente continuada, Saberes práticos, Didática vivida, Tecnologias de informação e comunicação.Resumo
A partir do uso de suportes digitais, que permitem a difusão personalizada de informações para um público delimitado, assim como a geração de conhecimento a partir do amplo acesso a documentos em múltiplos formatos, o artigo tem como objetivo analisar e relatar o percurso de criação e os conteúdos geridos através do site IHA Informa. O site surgiu para atender a professores atuantes no campo da EducaçãoEspecial, visando a sua formação continuada, a partir da observação da prática docente, uma Didática vivenciada, com saberes práticos que nascem em meio à urgência da inclusão do aluno com deficiência. Estes saberes devem ser valorizados e utilizados na elaboração de políticas, orientações e estratégias de atendimento visando lidar com a diferença a ser incorporada em sala de aula, um dos muitos aspectos da escola
multicultural. Com cerca de 122 mil acessos totais em 2 anos de funcionamento, foram produzidos sete documentos de orientações e criadas seis seções, incluindo materiais multimídia para auxílio ao professor (vídeos e apresentações). São analisados, ao final, os resultados da pesquisa on-line para consulta de necessidades e demandas dos professores visitantes do site, que contava com 116 sujeitos respondentes até o fechamento deste artigo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-30
Como Citar
ROSADO, L. A. da S.; TAVEIRA, C. C. Formando professores para a Educação Inclusiva: a experiência de criação do site “IHA Informa” a partir das demandas e práticas docentes. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36454. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36454. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).