Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14199Keywords:
Software Educacional, Produção de Vídeos Digitais, Educação, MultimídiaAbstract
Nos dias de hoje a produção de vídeos digitais é uma atividade muito popular, principalmente entre
crianças e adolescentes, como se observa pelo sucesso que fazem os sites que permitem disponibilizar
vídeos na Internet. Apesar de geralmente ser desenvolvida visando o lazer e o entretenimento essa
atividade tem grande potencial educacional. Tal potencial pode ser melhor explorado se levarmos em
conta as características das atividades que compõem o processo de produção de vídeos propriamente
dito, tais como: desenvolvimento da sinopse, elaboração do roteiro, elaboração do storyboard, edição,
etc. Essas atividades, no entanto,requerem softwares que possam dar suporte a sua execução e, em um
contexto educacional, possam favorecer a visão geral de todo o processo de produção. Com o objetivo
de favorecer e estimular a produção de vídeos como atividade educacional desenvolvemos o protótipo
do Promídia que tem como objetivos: (i) auxiliar seus usuários na criação e elaboração das principais
etapas do processo de produção de vídeos, (ii) favorecer a visão global e a compreensão de todo o
processo. Dois testes foram realizados com o Promídia, com usuários com perfis diferentes, para se
observar/analisar tanto questões de usabilidade quanto questões educacionais. Os resultados mostraram
uma excelente aceitação do protótipo e confirmaram o potencial da produção de vídeo como atividade
de ensino-aprendizagem.
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