E-Maturity: entrelaçando gestão, tecnologia e pedagogia

Authors

  • Herik Zednik Rodrigues Programa de Pós-graduação em Informática na Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Liane M. R. Tarouco Programa de Pós-graduação em Informática na Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luis R. Klering Faculdade de Administração -Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36468

Keywords:

maturidade eletrônica. Gestão. Tecnologia. Pedagogia.

Abstract

Este artigo apresenta uma abordagem teórica que busca compreender e conceituar o termo e-maturity (maturidade eletrônica), cujo estudo se justifica por ser foco da pesquisa de doutorado intitulada Ematurity: gestão da tecnologia em função da melhoria do desempenho educacional, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para fundamentar o termo (e-maturity) utilizado na pesquisa, retomamos a Teoria da Maturidade-imaturidade, de Chris Argyris (1969), e, buscamos na
Engenharia de Software, o Modelo de Maturidade de Capacidade de
Software- CMM.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-12-30

How to Cite

RODRIGUES, H. Z.; TAROUCO, L. M. R.; KLERING, L. R. E-Maturity: entrelaçando gestão, tecnologia e pedagogia. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36468. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36468. Acesso em: 10 may. 2025.