Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa.

Autores

  • Leandro Rosniak Tibola PPGIE/UFRGS
  • Liane M. Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89305

Palavras-chave:

Laboratório Educacional Virtual. Estado de Flow. Aprendizagem Ativa. Gamificação. Mundos Virtuais.

Resumo

As novas gerações de alunos que estão nas salas de aula são habituadas com
os jogos eletrônicos e com a permanente conexão com a Internet. Frente a esta nova realidade, a educação enfrenta o desafio de utilizar recursos tecnológicos semelhantes aos que o aluno está acostumado, proporcionando atividades práticas em laboratório; de forma que os conceitos teóricos recebidos em sala de aula possam ser aplicados em um ambiente virtual gamificado. Este trabalho apresenta um Laboratório Educacional Virtual (LEV) que busca propiciar o estado de Flow e a aprendizagem ativa. O LEV foi validado por 49 estudantes, dos 15 aos 20 anos, os quais apresentaram indícios de Flow e melhoria na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

ROSNIAK TIBOLA, L.; M. ROCKENBACH TAROUCO, L. Laboratórios educacionais virtuais como promotores do estado de flow e da aprendizagem ativa. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 220–229, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89305. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89305. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Laboratórios digitais