Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “Nativos Digitais”
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.89222Keywords:
letramento digital, TDIC, multimodalidade, “nativos digitais”Abstract
Neste tem-se por objetivo apresentar uma reflexão teórica de artigos que tematizam sobre letramento, letramento digital e digital literacy, direcionados a discutir sobre as habilidades que permeiam o desenvolvimento do letramento digital, enfatizando a questão do conceito “nativos digitais”, refletindo sobre o papel do professor como mediador da aprendizagem neste contexto. Assume-se uma pesquisa com foco qualitativo, de cunho bibliográfico, tomando como procedimento metodológico a descrição a partir de uma reflexão teórica sobre as implicações das TDIC na leitura e escrita na Sociedade da Informação a partir dos trabalhos de Bennett, Maton e Kervin 2008; Bennett e Maton, 2010; Fajardo et. Al, 2016; Silva e Arturo, 2016; e confrontamos o conceito de Nativos Digitais criado por Marc Prensky (2001). A reflexão permitiu compreender que as habilidades que subjazem o letramento digital, incluem também a observação, a análise e a comparação de informações.Downloads
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Published
2018-12-28
How to Cite
SIMONE DE AZEVEDO, D.; CAMPOS DA SILVEIRA, A.; OLIVEIRA LOPES, C.; DE OLIVEIRA AMARAL, L.; DO CARMO VIEIRA GOULART, I.; XIMENES MARTINS, R. Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “Nativos Digitais”. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 615–625, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89222. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89222. Acesso em: 23 apr. 2025.
Issue
Section
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
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