JOGOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO: NOTAS SOBRE A APRENDIZAGEM EM AMBIENTES INTERATIVOS

Authors

  • Elaine Cristine do Amarante Matos UFS
  • Michell Angelo Santos Lima DADV/UFS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57595

Keywords:

TIC, games, ambientes interativos

Abstract

Os jogos eletrônicos são artefatos digitais que proporcionam entretenimento à maioria das crianças e jovens atualmente. Além de momentos de lazer, estes artefatos proporcionam aprendizados que podem ser úteis para o ambiente escolar na facilitação do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, considerando a abrangência da cultura digital na sociedade e a necessidade das práticas pedagógicas acompanharem estes avanços, este trabalho tem como objetivo discutir as potencialidades do uso de games como ambientes interativos para melhoria da aprendizagem de conteúdos escolares. Para tanto, embasamos nossas discussões nas teorias de aprendizagem de Vygotsky e Piaget. Utilizar os games em ambientes de aprendizagem é uma alternativa viável considerando a organização cognitiva dos indivíduos inseridos na cultura digital.

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Published

2015-07-28

How to Cite

CRISTINE DO AMARANTE MATOS, E.; ANGELO SANTOS LIMA, M. JOGOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO: NOTAS SOBRE A APRENDIZAGEM EM AMBIENTES INTERATIVOS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57595. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57595. Acesso em: 8 may. 2025.

Issue

Section

Jogos educacionais