Avaliação do Google Sala de Aula como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino-aprendizagem em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Presencial

Autores

  • Jonatas Martins CERTEC / IFMA
  • Ariel Teles IFMA
  • Davi Viana UFMA
  • Francisco José Silva UFMA
  • Luciano Coutinho UFMA
  • Silmar Teixeira UFPI

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99544

Palavras-chave:

Usabilidade, Google Sala de Aula, Processo de Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre a usabilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Google Sala de Aula, visando identificar quais contribuições e melhorias a sua utilização pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem. Foi aplicado um questionário, com a participação de 28 alunos em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados demonstram uma maior flexibilidade de acesso pelos alunos às atividades realizadas por meio do AVA e também com o uso de dispositivos móveis, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Dessa forma, os resultados sugerem que a ferramenta é de fácil utilização, proporcionando maior interatividade e colaboração através da mediação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

MARTINS, J.; TELES, A.; VIANA, D.; JOSÉ SILVA, F.; COUTINHO, L.; TEIXEIRA, S. Avaliação do Google Sala de Aula como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino-aprendizagem em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Presencial. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 587–596, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99544. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99544. Acesso em: 8 maio. 2025.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas