Análise da acessibilidade nos MOOCs das universidades federais do Brasil em conformidade com os requisitos do W3C e eMAG

Autores

  • Pierre Correa Martin PPGMAE/UNIPAMPA
  • Sandra Dutra Piovesan PPGMAE/UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99425

Palavras-chave:

MOOC, acessibilidade, W3C, eMAG.

Resumo

Os Massive Open Online Course - MOOC são cursos abertos, gratuitos e online, que através de recursos tecnológicos possibilitam o processo de ensino-aprendizagem em larga escala. Nessa pesquisa foram identificadas sessenta e três universidades federais do Brasil, as quais foram consultadas, através da Lei de Acesso à Informação, quanto à oferta de MOOCs para a sociedade. Estes foram avaliados de forma automática, em sites específicos para esse fim, quanto ao atendimento das recomendações de acessibilidade do World Wide Web Consortium - W3C e do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico - eMAG. Além disso, foi realizada uma análise manual nos MOOCs, visando identificar a possibilidade de uso em dispositivos móveis e a presença dos requisitos do eMAG para conteúdo multimídia, mais especificamente os vídeos. Os resultados apontaram que embora alguns itens de acessibilidade sejam atendidos, ainda há necessidade de melhorias nas plataformas e nos conteúdos disponibilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

CORREA MARTIN, P.; DUTRA PIOVESAN, S. Análise da acessibilidade nos MOOCs das universidades federais do Brasil em conformidade com os requisitos do W3C e eMAG. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 51–60, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99425. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99425. Acesso em: 1 dez. 2023.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador