O Ensino de Programação Mediado por Tecnologias Educacionais: uma Revisão Sistemática de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95903Palavras-chave:
Ensino de Programação. Tecnologia Educacional. Programação Orientada a ObjetosResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que buscou investigar e identificar, em nível nacional, as principais tecnologias educacionais e estratégias pedagógicas utilizadas como mediadoras para o ensino de programação de computadores, com ênfase na Programação Orientada a Objetos. Após a seleção dos estudos primários, foram analisados 136 estudos, os quais indicaram que os softwares Scratch e Alice foram os mais citados e as abordagens por Oficinas, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) foram as mais exploradas.Downloads
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Publicado
2019-07-28
Como Citar
JOSÉ RICHTER, C.; BERNARDI, G.; ZANKI CORDENONSI, A. O Ensino de Programação Mediado por Tecnologias Educacionais: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 517–526, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95903. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95903. Acesso em: 4 out. 2023.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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