O processo de Gênese Instrumental do GeoGebra 3D em alunos do Ensino Médio Normal/Magistério

Autores

  • Débora Bussolotto PPGEMAT /UFRGS
  • Márcia Rodrigues Notare PPGEMAT /UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89299

Palavras-chave:

Gênese Instrumental, GeoGebra, Brincando de Engenheiro, Esquemas.

Resumo

Neste artigo descreve-se um estudo realizado com alunos do 3º ano do Ensino
Médio Normal/Magistério de uma instituição pública na cidade de Nova Prata/RS, com o objetivo de analisar o processo de gênese instrumental pessoal do GeoGebra 3D. Com base na teoria da Gênese Instrumental de Rabardel (1995), analisou-se a constituição de esquemas de utilização do GeoGebra, desenvolvidos por alunos participantes de uma oficina cujo foco foi a construção de peças virtuais do jogo Brincando de Engenheiro. O estudo, de caráter qualitativo, buscou identificar esquemas que foram desenvolvidos e/ou evocados na construção das peças, em paralelo com a análise da compreensão de conceitos matemáticos inerentes às construções propostas. Os resultados do estudo apontam para a identificação do processo de gênese instrumental do GeoGebra 3D desses estudantes em um movimento de transformação de artefato em instrumento, por meio da constituição de esquemas de utilização que foram elaborados durante a oficina.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

BUSSOLOTTO, D.; RODRIGUES NOTARE, M. O processo de Gênese Instrumental do GeoGebra 3D em alunos do Ensino Médio Normal/Magistério. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 586–895, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89299. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89299. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC