Integrando Sistemas de Recomendação com Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics: Uma revisão sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.85925Palavras-chave:
Revisão sistemática, Sistema de Recomendação Educacional, Gestão Educacional.Resumo
Apesar de modelos de previsão de desempenho educacional ser um assunto novo, está crescendo o interesse de profissionais da área em sua utilização. Este artigo objetiva apresentar uma revisão sistemática da literatura para identificar publicações científicas sobre Sistemas de Recomendação com Learning Analytics (LA) e Mineração de Dados Educacionais (MDE) a fim de obter uma visão do estado da arte. A revisão foi realizada utilizando as bases do Portal de Periódicos da Capes o qual possui mais de 38 mil publicações, foram encontrados 251 estudos internacionais para a revisão, sendo 7 estudos incluídos para uma análise aprofundada. Entre seus principais resultados destaca-se a apresentação de indicadores gerados por LA e MDE apresentados através de Dashboards que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, também que não foram encontrados sistemas de recomendações para coordenadores de cursos e gestores de instituições. Em síntese, é possível que este mapeamento permita aos pesquisadores ter um panorama sobre o tema objeto de estudo e que o mesmo aponta tendências de pesquisa que poderão ser foco de futuras investigações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-21
Como Citar
JOSENDE PAZ, Fábio; CÉSAR CAZELLA, Silvio. Integrando Sistemas de Recomendação com Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics: Uma revisão sistemática da Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85925. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85925. Acesso em: 11 jul. 2025.
Edição
Seção
Mineração de dados
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).