Gênese Instrumental Pessoal e Conceitos Matemáticos em Processo de Criação com o GeoGebra

Autores

  • Márcia Notare PPGEMat/UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso PPGEMat/UFRGS – PPGIE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79238

Palavras-chave:

Gênese instrumental pessoal, conceituação matemática, geometria dinâmica

Resumo

Neste trabalho discute-se o papel do processo de gênese instrumental pessoal na criação de atividades que exploram o conceito de funções em suas diferentes representações. Discute-se também o papel da compreensão de noções matemáticas na elaboração de atividades sobre funções com a utilização de software de geometria dinâmica. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas criadas e resolvidas por professores em processo de formação com base na teoria da gênese instrumental de Rabardel. Os resultados apontam para a imbricação entre a gênese instrumental pessoal e a compreensão de conceitos matemáticos no processo de criação utilizando o software GeoGebra.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

NOTARE, M.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Gênese Instrumental Pessoal e Conceitos Matemáticos em Processo de Criação com o GeoGebra. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79238. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79238. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas