Uso de jogos de celular no aprendizado de Física no ensino fundamental: Um estudo exploratório do uso do jogo Angry Birds Space no ensino do conteúdo de Lançamento de Projéteis.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.67374Palavras-chave:
Angry Birds Space, Jogos, Ensino de Física, Imagens Mentais, Teoria da Mediação CognitivaResumo
O aprendizado de Física no ensino fundamental tem sido deixado em segundo plano no Brasil, tanto dentro da pesquisa em ensino como da prática em sala de aula. A estrutura curricular presente no país contempla o ensino específico de Física apenas a partir do ensino médio. Neste artigo, trazemos um estudo exploratório onde foram utilizados jogos de celular (em particular o Jogo Angry Birds Space) no ensino de lançamento horizontal e oblíquo e do conceito de gravidade. O estudo foi desenvolvido em uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre, em um bairro de baixo poder aquisitivo por acadêmicos do PIBID de uma universidade privada da mesma região. Os alunos realizaram uma série de atividades que girou em torno de jogar o Angry Birds Space de forma individual e competitiva com outros estudantes, durante um período de um semestre. Em seguida foram entrevistados dentro do protocolo Report Aloud e seus gestos descritivos foram analisados. Para análise, escolhemos o referencial teórico da Teoria da Mediação Cognitiva (TMC). Para discussão neste artigo, escolhemos dois estudantes e analisamos seu discurso verbal e gestual. Como resultado, argumentamos que os estudantes adquiriram imagens mentais e drivers que os permitem prever com boa precisão trajetórias com ângulo de lançamento e velocidade de lançamento diferentes, porém, com pouca ou quase nenhuma modificação no seu conceito de gravidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-26
Como Citar
DOS ANJOS FREITAS, S.; SERRANO DE ANDRADE NETO, A.; GOUVEIA SILVA, V. Uso de jogos de celular no aprendizado de Física no ensino fundamental: Um estudo exploratório do uso do jogo Angry Birds Space no ensino do conteúdo de Lançamento de Projéteis. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67374. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67374. Acesso em: 27 abr. 2025.
Edição
Seção
Jogos educacionais
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).