Inclusão Digital de Pessoas Idosas: Um Estudo de Caso utilizando Computadores Desktop e Tablets

Autores

  • Rosana Gonçales Oliveria Rocha FAAC/UNESP
  • João Roberto Gomes de Faria FAAC/UNESP
  • André Barros de Sales Universidade de Brasília
  • Rita Brito Universidade de Lisboa
  • Marília Abrahão Amaral PPGTE//UTFPR
  • Márcia Barros de Sales CAD/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67329

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Idosos, Tablets

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da interação de um grupo de idosos utilizando computadores pessoais e tablets em projeto de inclusão digital e foi realizado na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, UNESP, campus Bauru. Participaram nestas Oficinas 18 pessoas idosas, com idade entre 60 e 75 anos, todos alfabetizados e com escolaridade e classes sociais heterogêneas. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo exploratória e com abordagem qualitativa. O estudo foi dividido em duas fases. Na primeira todos os participantes aprenderam informática básica, como navegação e comunicação na internet, e edição de textos, utilizando computadores desktop. Na segunda fase, 13 idosos continuaram utilizando os desktops, enquanto os outros cinco idosos utilizaram os tablets. Entre os resultados obtidos com os uso dos tablets neste projeto, os usuários idosos destacaram a facilidade de executar as tarefas neste dispositivo, pela facilidade de uso, o manuseio, a mobilidade, a sua leveza e o acesso aos aplicativos nestes dispositivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

GONÇALES OLIVERIA ROCHA, R.; ROBERTO GOMES DE FARIA, J.; BARROS DE SALES, A.; BRITO, R.; ABRAHÃO AMARAL, M.; BARROS DE SALES, M. Inclusão Digital de Pessoas Idosas: Um Estudo de Caso utilizando Computadores Desktop e Tablets. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67329. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67329. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

Inclusão digital