RASTREAMENTO DE INTERAÇÕES EM LABORATÓRIOS EDUCACIONAIS NOS MUNDOS VIRTUAIS 3D PARA IDENTIFICAÇÃO DE ENGAJAMENTO.

Autores

  • Leandro Rosniak Tibola PPGIE/UFRGS - URI-FW
  • Liane M. Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61440

Palavras-chave:

Aprendizagem experiencial. Aprendizagem significativa. Laboratórios virtuais. Mundos virtuais 3D. Engajamento.

Resumo

O equilíbrio entre teoria e prática sempre foi um desafio histórico na educação, bem como a identificação do engajamento dos alunos nas atividades acadêmicas. Deseja-se o equilíbrio teórico-prático para ampliar os conhecimentos, habilidades e atitudes; e a melhora do engajamento para impulsionar o desempenho dos estudantes. Os laboratórios virtuais desenvolvidos em mundos virtuais 3D são uma alternativa para este desafio, permitindo medir o nível de engajamento do estudante nas experiências práticas. Este artigo apresenta o desenvolvimento de laboratórios em mundos virtuais 3D para as aprendizagens experiencial e significativa, armazenando as interações do aluno com o experimento, permitindo a identificação de seu nível de engajamento.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

ROSNIAK TIBOLA, L.; M. ROCKENBACH TAROUCO, L. RASTREAMENTO DE INTERAÇÕES EM LABORATÓRIOS EDUCACIONAIS NOS MUNDOS VIRTUAIS 3D PARA IDENTIFICAÇÃO DE ENGAJAMENTO. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61440. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61440. Acesso em: 11 maio. 2025.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC