APLIC@TIVOS PARA TABLETS: EDUCAR PARA E COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.57636Palavras-chave:
Apps, dispositivos móveis, tablets, Educação para e com as mídias, Formação de professoresResumo
A inquietação e as diversas necessidades de ordem social e dialética dos educadores no século 21 favorece um olhar sob a perspectiva do uso e seleção de aplicativos (Apps) para tablets e/ou smarthphones. A percepção dessas articulações e diálogos pode ser percebida por meio da linguagem multimodal que as atuais gerações vêm construindo. Nesse contexto, este artigo visa discutir sobre a necessidade de um olhar crítico quanto as funcionalidades que as ferramentas de comunicação e compartilhamento oferecem para “interagir” com as crianças e os jovens. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, desenvolvida a partir de um estudo de caso promovido em uma escola privada que possui no seu arcabouço diretivo a inclusão de Tecnologias Digitais na prática docente. O objetivo do trabalho foi levantar elementos para se refletir acerca do uso e potencialidades pedagógicas (downloads/baixar Apps) de 427 Apps. Tal reflexão busca auxiliar os professores a tecer e articular possibilidades para o uso destas ferramentas no educar para e com as mídias, tendo como foco principal apoiar a ação docente ao trabalho discente face às demandas geradas pela adoção de dispositivos móveis na Educação Básica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-07-28
Como Citar
VALLETTA, D. APLIC@TIVOS PARA TABLETS: EDUCAR PARA E COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57636. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57636. Acesso em: 8 maio. 2025.
Edição
Seção
Mobile learning
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).