Representações Mentais de Concepções Espontâneas dos Estudantes após Utilização de Softwares

Autores

  • Luís Paulo Basgalupe Moreira Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas
  • Agostinho Serrano ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44472

Palavras-chave:

Ensino de Física, gestos descritivos, circuitos elétricos, concepções alternativas, imagens mentais

Resumo

No presente artigo analisamos as concepções alternativas trazidas por alunos universitários em uma disciplina de Física que aborda o conteúdo de Eletrodinâmica, em nível de Física Geral e aquelas adquiridas a partir de aulas de física utilizando simulação com auxílio de softwares. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. É possível observar pelas entrevistas realizadas com alunos as concepções alternativas e a forma que tentam expressá-las com gestos que buscam ter alguma representação simbólica. Verificamos que algumas representações são claras no que pretendem representar. Argumentamos que a partir do conhecimento destas representações é possível trabalhar novas situações para que se consiga uma aprendizagem significativa.

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

PAULO BASGALUPE MOREIRA, L.; SERRANO, A. Representações Mentais de Concepções Espontâneas dos Estudantes após Utilização de Softwares. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44472. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44472. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos