Desenvolvimento e Avaliação de Material Web para o Ensino de Decimais Utilizando Exemplos Incorretos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.21929Palavras-chave:
exemplos incorretos, aprendizagem de matemática, decimaisResumo
O uso de exemplos incorretos como ferramenta pedagógica ainda é um assunto controverso. Muitos professores são ambivalentes e, até mesmo, hostis quanto ao seu uso. No ensino de matemática, este sentimento persiste. Poucos professores ensinam utilizando exemplos incorretos. Contudo, pesquisadores na área de educação matemática vêm demonstrando que a discussão de conceitos utilizando erros incentiva a reflexão e a construção do conhecimento. Devido a esta polêmica, existe uma lacuna de material didático que utiliza esta abordagem. Dessa forma, este trabalho possui dois objetivos principais. O primeiro é desenvolver material Web que utiliza exemplos incorretos para ensinar matemática; com foco no conceito de decimais. O segundo é investigar os benefícios (ou malefícios) deste material. Foi conduzido um estudo com 429 alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas dos EUA para avaliar o impacto deste material na aprendizagem de decimais. Os resultados indicam um significativo aumento na aprendizagem dos alunos, dando mais evidências a favor do uso de exemplos incorretos para ajudar a aprendizagem de matemática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-07-28
Como Citar
ISOTANI, S.; MCLAREN, B. Desenvolvimento e Avaliação de Material Web para o Ensino de Decimais Utilizando Exemplos Incorretos. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21929. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21929. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).